Polêmicas paywalls parecem ser o futuro próximo de todos jornais online

O sistema de “paywall“, uma das formas encontradas de cobrar por conteúdo online, é duramente criticada por aqueles que defendem que o conteúdo online deve ser gratuito – não porque não se pode cobrar, mas porque já se estabeleceu assim. Há quem discorde, como é um caso de um dos colaboradores do Midiatismo, Marcelo Rebelo, que deixou sua posição clara nos posts “Pelo fim da informação jornalística gratuita em prol de um jornalismo cada vez melhor” e “Folha adota o paywall e dá duro golpe no jornalismo ctrl+C/ctrl+V.

Gostando você ou não e deixando a discussão sobre o quão correto o formato seja, o fato é que este sistema de cobrar por conteúdo online apenas após um número X de acessos da mesma pessoa está fazendo bastante sucesso e se tornando cada vez mais popular, praticamente todos os grandes jornais do mundo estão utilizando este formato. Uma pesquisa da Alliance for Audited Media apresentada em Dezembro de 2012 comprova esta tese, como você pode confirmar clicando aqui.

Segundo aponta o estudo – que foi realizado na América do Norte, 48% dos jornais já utilizam este sistema de pagamento. E a pesquisa também perguntou aos que não utilizavam quais eram suas intenções, e 44% responderam que tinham planos ou estudavam a possibilidade de adotar o paywall.

grafico-paywall-jornais-revistas

Enquanto não for encontrada outra forma de monetizar o conteúdo online, o sistema de paywall irá continuar crescendo. Sabemos que ninguém trabalha de graça, que na internet existe a “cultura do gratuito” e que os meios impressos estão passando por tempos difíceis, portanto, o futuro é incerto e muito desafiador para quem trabalha neste ramo.

PUBLICADO POR

Dennis Altermann

Fundador-Editor aqui no blog Midiatismo, trabalhando com marketing digital na DuPont Pioneer do Brasil. Entusiasta e estudioso nas áreas de comunicação, cultura, comportamento e tecnologias digitais.

Novidades e atualizações, direto em seu e-mail