3 dicas importantes para você começar bem uma fan page no Facebook

Com uma grande frequência recebo emails e comentários aqui no blog de pessoas que perguntam o que devem fazer para atrair mais fãs, isso é o que todos querem, não? O Facebook é uma ótima ferramenta para interação com os seus consumidores, mas o começo nele pode ser difícil, porque o grau de interação é baixo (quase 0). Então como você vai fazer para que o começo não seja uma tortura?

Separamos 3 (sim, apenas três) dicas simples e fundamentais para que você tenha um bom começo com a sua fan page:

Convide os seus amigos, familiares e pessoas com que você já está conectado no Facebook

Assim que você acabou de criar a página você não tem nenhum fã, então quem vai ver as suas primeiras publicações? Neste contexto o melhor caminho pode ser convidar quem você já tem de amigo em seu perfil. Dependendo sobre o que é a sua página, é possível que muitos de seus amigos tenham ao menos algum interesse em interagir com você.

Convide os consumidores com quem você já se conectou anteriormente em outras ferramentas

O segundo passo é você convidar as pessoas com que você já se conectou anteriormente através de outra mídia social, email ou qualquer formato semelhante. Caso você já utilize o Twitter, por exemplo, convide os seus seguidores a serem o seu fã também. No caso do Twitter ou outra rede social, mande a mensagem mais de uma vez, em diferentes dias e horários, afinal, são poucas pessoas que vão ver se a mensagem for enviada apenas uma vez.

Uma das melhores ferramentas para isso é o email, caso você já tenha uma lista de contatos. Muitas empresas hoje em dia já criam o seu próprio banco de dados de email, mesmo que ainda não usem efetivamente. Caso a sua empresa não tenha, recomendo a fazer o quanto antes. Neste caso, crie uma mensagem o mais personalizada possível, convidando os seus consumidores a se conectarem a você em sua página no Facebook. Para este trabalho recomendo usar serviços gratuitos de envio de email, como o Mailchimp.

Invista em anúncios no Facebook (e talvez em outros também)

Uma das melhores formas de você conseguir fãs rapidamente é colocando um pouco de dinheiro na brincadeira, algo que já se espera de uma empresa que vive de publicidade como o Facebook. Você não precisa investir muito, pode começar com R$50 reais mensais, por exemplo. A criação e gerenciamento de anúncios do Facebook na verdade é bem simples, por isso recomendo a todos que deem ao menos uma olhada em https://www.facebook.com/advertising/.

Você também pode investir em ‘publicidade offline‘, como colocar o endereço do seu Facebook em anúncios de revistas, jornais, rádio, televisão, etc.

#extra – Aproveite o mundo ‘offline’ para convidar as pessoas a se conectar online com você também

Não se esqueça que o lugar onde você vai encontrar mais de seus consumidores em em seu negócio, portanto não exite em convidar seus consumidores a curtirem a sua página no Facebook utilizando cartões de visitas personalizados ou mesmo algum cartaz em sua loja/estabelecimento.

#ficadica 🙂

PUBLICADO POR

Dennis Altermann

Fundador-Editor aqui no blog Midiatismo, trabalhando com marketing digital na DuPont Pioneer do Brasil. Entusiasta e estudioso nas áreas de comunicação, cultura, comportamento e tecnologias digitais.

Novidades e atualizações, direto em seu e-mail