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Você sabe o que é remarketing?

Considerado por muitos o futuro da publicidade online, o remarketing é a promessa de anúncios mais direcionados. Pesquisas mostram que as pessoas não se incomodam tanto com a publicidade se ela for direcionada a elas, e o remarketing é a resposta para isso. Já falamos um pouco sobre esse assunto anteriormente.
O remarketing consiste, basicamente, na utilização de cookies que são salvos no navegador do visitante do site e que, posteriormente, irão ativar anúncios específicos. Um exemplo prático pode ser visto abaixo. Você está procurando por um tênis e entra no site da determinada empresa – neste exemplo, a Netshoes. Após visitar este site, um cookie é salvo em seu computador e através deste arquivo, os serviços de anúncios vão saber que você estava procurando por um tênis do modelo X. Com esta informação, ao entrar em qualquer site que utilize este serviço de publicidade, ele irá lhe oferecer anúncios daquele exato produto que você estava pesquisando. Parece mágica, mas é “behavioral retargeting“, ou apenas remarketing. Lembrando que você não precisa fazer a busca pelo Google, basta apenas ter entrado na página do produto.
remarketing-exemplos
Como vocês podem ver na imagem, tanto o Facebook quanto o Google oferecem esta mesma ferramenta, cada um à sua maneira. O Facebook chama de “Facebook Exchange” enquanto o Google chama de “Remarketing“.

Como o remarketing funciona?

O uso desta ferramenta é relativamente simples. Você precisa criar uma campanha de remarketing no Google AdWords ou Facebook Ads. Após criada, um código lhe será passado para que você instale nas páginas do seu site, de preferência em todas. Dentro da ferramentas de anúncios você irá criar as regras, por exemplo, quando a pessoa visitar a página do tênis vermelho, ela receberá determinados anúncios.
Após a instalação deste código em seu site e a configuração dos anúncios dentro da plataforma, os visitantes do seu site terão um cookie gravado em seus navegadores que identifica quais páginas eles visitaram. Este cookie dura 30 dias em geral, mas lembrando que a pessoa pode limpar (ou até bloquear) os cookies de seu site, o que irá “quebrar” o funcionamento do remarketing. Este arquivo identifica o usuário através de um número, que será usado pelas redes de anúncios para saber qual anúncio deve mostrar para aquele usuário.
Uma vez com este cookie dentro do seu computador, você irá receber anúncios direcionados a ele. Dessa forma, quando estiver no Facebook ou em sites que usem o Google AdSense, você receberá anúncios de um produto que já visitou.

Qual a vantagem do remarketing para anúncios tradicionais?

A principal vantagem deste tipo de anúncio está na personalização. Você não vai apenas mostrar um anúncio de sapatos para uma pessoa qualquer, estará mostrando anúncios de um modelo de sapato que a pessoa já visitou anteriormente, ou seja, anunciando um produto que você tem certeza que o usuário tem interesse.
Em alguns casos, você pode configurar promoções especiais baseadas no remarketing. Por exemplo, quando a pessoa acessar a página do produto, se ela não comprar, irá receber anúncios com promoções daquele produto.

Remarketing é invasão de privacidade?

Uma das principais discussões por conta deste tipo de marketing é a respeito da privacidade do usuário. Quem defende o formato diz que ele coleta apenas informações básica para oferecer anúncios direcionados ao invés de anúncios genéricos. Em teoria, não se trata de dados sensíveis, que possam lhe identificar, já que você é apenas um ID (número de identificação). Para eles, você não é a Dilma Rousseff, você é o “Usuário 127731972”. Mas de fato, com este tipo de tecnologia, eles sabem que o “Usuário 127731972” gosta de tênis Adidas, vermelhos e que geralmente compra parcelado.
A discussão é valida e muitas pessoas preocupadas com isto estão criando mecanismos de defesa, ferramentas que evitem que os seus dados sejam coletados por empresas de terceiros.

Por Dennis Altermann

Criei este blog para compartilhar alguns conteúdos relevantes sobre comunicação digital e o impacto dos meios digitais na sociedade. Aproveita para interagir comigo lá no Twitter @eu_Dennis