Tendo dificuldades para entender os termos de uso dos serviços?

A maior mentira da internet é bem conhecida. Atire a primeira pedra quem nunca clicou em “li e estou de acordo com os termos de uso” sem nem ter lido uma frase se quer do mesmo.

Não se preocupe, quase ninguém lê mesmo. Mas depois também não podemos reclamar. Isso me lembra do fusuê que deu quando o Google resolveu unificar as suas políticas de privacidade, você lembra?

Enfim, para nós, simples usuários, ler os termos de serviço de qualquer site demanda não apenas tempo e paciência, mas também um bom conhecimento em direito. Alguns termos são incompreensíveis sem um advogado do seu lado. Mesmo as tentativas de simplificar não são o suficiente.

Para ajudar a grande maioria dos internautas foi criado este site, “Terms of Service: Didn’t Read“. O seu uso é simples e eficiente, serve para lhe ajudar a entender os termos de uso dos principais serviços. E tudo isso de forma colaborativa!

Então a próxima vez que você for clicar em “li e concordo com tudo”, tente ao menos dar uma olhada no TOS-DR e ver se você realmente concorda com tudo que foi imposto a você.

Serviço conta com algumas classificações que ajudam a categorizar os resumo.
Clique para ampliar.

A classificações dos termos é bem simples. Cada serviço tem algumas frases e junto delas uma nota:

  • Bom (É útil para o usuários);
  • Mediocre (Podia ser melhor);
  • Cuidado (Algo ruim/perigoso);
  • Informative (Não é ruim, mas de pouco efeito);
E cada serviço ganha uma classificação geral, mostrando se o serviço tem um termo de uso bom ou não.

#ficadica 🙂

PUBLICADO POR

Dennis Altermann

Fundador-Editor aqui no blog Midiatismo, trabalhando com marketing digital na DuPont Pioneer do Brasil. Entusiasta e estudioso nas áreas de comunicação, cultura, comportamento e tecnologias digitais.

Novidades e atualizações, direto em seu e-mail