Quando colocamos tecnologia e futuro na mesma frase sempre imaginamos algo mirabolante que vai mudar a forma como entendemos a nossa realidade. Mas existe uma coisa que geralmente não é dita ou lembrada, é o fato de que muita das coisas que temos hoje são apenas uma releitura do que já existe e não necessariamente são uma novidade.
Acontece que por mais fascinantes que as tecnologias sejam elas não pegam tão fácil, por uma razão de fatores que envolvem mercado, empresas e aceitação por parte de todas as pessoas. Vejam quantas invenções surgem todos os dias, mas nem todas elas ganham destaque merecido. Veja este vídeo mostrando uns realidade onde toda superfície é composta por vidro. Você acha que isto vai estar disponível de verdade quando? 5 anos? Eu tenho que discordar.
Mesmo que seja tecnologicamente possível, existem diversos outros fatores que devem ser lembrados. Podemos usar como exemplo as midias sociais que cresceram muito rápido e estão mudando nossa realidade, mas elas não são uma inovação qualquer. As mídias sociais são na verdade o espaço que na sociedade tradicional era difícil de conseguir, não era qualquer um que poderia ter um “diário público”, hoje é, qualquer um pode ter um blog.
Vejo grandes tentativas de inventar novas coisas todos os dias, sempre surgem novos vídeos no Youtube mostrando o quão impressionante pode ser nossos próximos anos de vida. Mas quando paro para pensar, vejo que todas grandes tecnologias são apenas uma adaptação do que temos agora, estão apenas melhorando o que já temos.
A ideia deste texto me veio quando eu estava pesquisando sobre teclados de smartphone. Sim, isso mesmo, pesquisava quais os tipos existiam, como funcionavam, etc. O resultado? Achei diversos, que funcionam de diferentes formas e procuram melhorar a forma de escrever naquele pequeno computador de bolso. O mais impressionante é que todos eles, sejam Padrões, SwiftKey, Swype ou o que for, são apenas um teclado convencional, inventando a várias décadas atrás, mas transportados para uma tela de 3″.
Dentro desta pesquisa encontrei um teclado no mínimo curioso, mas ele já começa a fazer algo que poucos vinham fazendo até agora, “pensar fora da caixa”. Ao contrário de todos os outros, que procuravam apenas melhorar a forma como se usa um teclado QWERTY (esse padrão que você tem no seu computador), o 8Pen resolveu pensar algo totalmente inovador e encontrar uma nova forma de digitar dentro do seu telefone, levando em conta o seu tamanho reduzido. Veja este vídeo que explica um pouco melhor sobre o assunto:
]q3OuCR0EpGo]
Lembra quando eu falei que a aceitação de uma nova tecnologia iria depender de vários fatores? Então, essa surpreendente tecnologia não pegou tão bem quanto poderia, mas porquê? Pelo simples fato de ter que mudar todo um conceito e ter que ensinar pessoas a escrever desde o 0. Claro que teve pessoas que adoraram, mas a grande maioria (e aposto que você também), achou muito estranho e fica imaginando se aquilo era realmente útil.
As mídias sociais já passaram por uma fase semelhante. Elas não estavam criando algo novo, apenas transportando o que já existia para um espaço diferente. Elas existem faz tempo, mas apenas agora estão chegando a ser algo realmente importante dentro da sociedade. Assim como qualquer outra inovação, sofreram muito preconceito, foram condenadas várias vezes, mas muitos já previam o que seriam de verdade, uma revolução (mesmo sem criar algo realmente novo).