Nova publicidade existe por causa das novas mídias ou por causa dos novos consumidores?

Ultimamente tenho visto muitos artigos que tentam entender o que esta acontecendo com a nos queria publicidade tradicional, estados falando daquela publicidade estática dentro de meios impressos e na televisão.

Quando pensamos sobre isso devemos procurar entender porque, quando e como isto ocorreu. Enquanto muitos atribuem estas mudanças basicamente as redes sociais, eu, por outro lado acredito que tenhamos nesta situação muitos outros fatores envolvidos.

Devemos lembrar que a tecnologia também evoluiu e com isto as pessoas acabam adquirindo muito mais informação. Antigamente muitos produtos e serviços eram desconhecidos e apenas um pequeno grupo de empresas conseguia investir em publicidade e hoje ela acaba sendo muito mais acessível e isto se da por diferentes fatores.

Todo o publicitário está lidando com um novo consumidor todos os dias.

Todo o publicitário está lidando com um novo consumidor todos os dias.

As redes sociais trazem muitas coisas, mas em geral é o acesso a internet de um modo geral que traz mais conhecimento e cultura as pessoas e com isto tornam o ser humano um pouco mais crítico quanto ao que está consumindo.

Existem diversas relações externas que também estão alterando o comportamento e valores dos consumidores, desta forma, a publicidade procura se adequar aos diferentes espaço disponíveis para conseguir atingir o público com o mesmo poder que tinha no passado.

Formas bizarras de anunciar, erros memoráveis e inovações épicas vão ser muito comum por algum tempo a frente ainda, afinal, a internet ainda não está estabilizada e todas alterações que vieram com ela podem alterar drasticamente a comunicação de uma forma geral.

PUBLICADO POR

Dennis Altermann

Fundador-Editor aqui no blog Midiatismo, trabalhando com marketing digital na DuPont Pioneer do Brasil. Entusiasta e estudioso nas áreas de comunicação, cultura, comportamento e tecnologias digitais.

Novidades e atualizações, direto em seu e-mail