Alguns dias atrás enquanto navegava em alguns blogs encontrei o texto “O que não é SEO” no ECommerce Brasil. A explicação para razão do texto já é muito interessante. Cansado de ouvir a mesma explicação de sempre sobre o que é SEO, Richard resolveu deixar claro o que não era.
Não vou apenas copiar e colar o texto aqui, mas vou trazer os mesmos conceitos. Caso queira visitar o artigo original, acesse ::aqui(“http://www.ecommercebrasil.com.br/artigos/o-que-nao-e-seo/”,”este link”)::.
Usar meta-keyword e meta-description não é fazer SEO
É comum começar um texto sobre SEO com “escolha suas palavras-chave”. Em teoria, esse é mesmo o primeiro caminho, mas isso não significa que usar ela várias vezes nas meta-keywords, meta-description, títulos, h1, h2 e toda a trupi é otimizar um site para os buscadores.
Como Richard disse em seu texto no E-Commerce Brasil, meta-keywords e meta-description já foi muito útil e relevante. Hoje, devido ao seu uso excessivo, não são mais muito relevantes.
E, considerando o fato de que ela fica visível a todos que visitam seu site e olhem o código fonte, ele vai no máximo, ajudar o seu concorrente a descobrir em quais palavras-chave você anda investindo.
Ter URLs amigáveis não é fazer SEO
URLs amigáveis são um bom caminho para um site, mas principalmente porque eles ajudam o usuário a se localizar e não apenas pelo fator de SEO. Apenas fazer certas palavras aparecerem constantemente na sua URL não vai fazer com que seu site apareça na primeira página do Google.
Arrumar seu site para o Google não é fazer SEO
Hoje o buscador do Google é uma tremenda referência, afinal, pelo menos no Brasil, ele ocupa mais de 90% das buscas feitas em buscadores. Mas não se esqueça que existem outros buscadores, como Bing e também que quem lê e compartilha o seu conteúdo é o público e não o Google.
Estamos em um ponto onde fazer um bom conteúdo, que seja compartilhado, usado de referência e gere comentários por parte dos visitantes tem mais valor do que um site que está 100% de acordo com todas leis do SEO, mas não tem conteúdo relevante.