Criar site mobile não é apenas reduzir seu site.

A preocupação com mobile marketing definitivamente não chegou ainda no Brasil, mas promete muitos para os próximos meses (ou talvez anos). O acesso vindo de dispositivos móveis ainda é pequeno na maioria dos sites, mesmo nos de grandes empresas e serviços brasileiros.

Mas está necessidade (ou melhor, falta dela) não pode servir de desculpa para sua empresa ter um site projeto para dispositivos móveis mal construído. Com certeza o fato de grande parte dos sites não estarem adaptados aos dispositivos móveis contribui para que os internautas não se aventurem em acessar a maioria dos sites.

De qualquer forma, existem algumas considerações que você deve ter consciência para caso (seria melhor usar a palavra “quando”) você resolva fazer com que seu site esteja preparado para estes dispositivos de tela pequena que eu vou deixar aqui como um “#ficadica“:

As necessidades e contextos que o visitante via desktop e aquele que acessa via dispositivo móvel se encontra é diferente, tenha conhecimento disso.

Criar um site preparado para telefones, iPhones, Androids, etc parece uma tarefa simples as vezes, afinal, é só fazer com que o conteúdo do seu site seja exibido em uma tela menor. ERRADO! O contexto em que uma pessoas acessa o seu site é diferente dependendo do contexto em que ele se encontra.

Quando você acessa o seu site pelo seu smartphone, você tem uma tela menor, não tem mouse e nem sempre você está sentado. Muitas vezes o usuário vai apenas estar buscando alguma informação.

Pegue um site de entregas, por exemplo, quando você acessa pelo seu computador, você não vai se importar tanto com o peso do site, já que provavelmente está acessando com banda larga e aquele banner em Flash roda super bem. Mas quando você acessa  pelo smartphone, você procura uma outra experiência. Você quer que o site seja rápido, pois você pode estar acessando pela rede 3G. Você quer botões grandes, não quer apertar o botão errado sem querer. Você quer ir direto ao cardápio e quem sabe, clicar em um botão para seu telefone começar a ligar.

 

PUBLICADO POR

Dennis Altermann

Fundador-Editor aqui no blog Midiatismo, trabalhando com marketing digital na DuPont Pioneer do Brasil. Entusiasta e estudioso nas áreas de comunicação, cultura, comportamento e tecnologias digitais.

Novidades e atualizações, direto em seu e-mail