QR Code Marketing? 5 dicas para usar Qr Code em uma campanha.

QrCode é a ligação entre o “mundo real” e o “mundo virtual”, como já falamos neste post. A questão agora é como usar ele efetivamente em uma estratégia de mobile marketing.  Vamos trazer aqui 5 dicas que você sempre deve considerar ao usar QrCode em uma estratégia de marketing.

#1 Use como uma extensão, evite que ele seja o conteúdo principal

O QrCode ainda é, infelizmente, uma tecnologia pouco utilizada pela grande maioria dos consumidores. Portanto, caso você pretenda usar esta tecnologia, evite que ela seja parte principal do conteúdo. A menos que você tenha certeza do que está fazendo.

O fato de nem todos estarem utilizando a tecnologia pode deixar desapontado aqueles que não tiverem um leitor QrCode e não conseguirem entender nada do que você queria dizer. De fato, você vai usar essa tecnologia como um complemento, como oferecer um vídeo extra em uma matéria impressa em uma revista ou jornal.

#2 Saiba se seu público está preparado

Como citamos a cima, o número de pessoas que usa os QrCode é muito pequena ainda, portanto, é importante que você conheça bem o publico que quer atingir e saiba se ele realmente está preparado para aquilo.

Usar o QrCode com o público errado só vai fazer você perder tempo, dinheiro e talvez até alguns consumidores.

#3 Faça certo, faça testes, cheque, cheque e faça testes. Não erre!

Esse é um dos grandes problemas do QrCode. Se você não ter cuidado, o seu código não vai levar a lugar nenhum ou pior, levar a uma página. Tenha bastante controle, faça testes, imprima uma vez, teste de novo. Nunca é demais.

Você não vai querer fazer como esse pessoal, que colocou um QrCode em seu cartaz e viu a URL do trailer do filme virar uma URL para página sobre “Fezes Humanas” no Wikipedia.

Duvida? Acesse.

#4 Deixe acessível, coloque link junto.

Só porque nem todos seus consumidores não conseguem ler o código não quer dizer que ele não possa ter acesso ao conteúdo. Junto com o código você pode e deve, oferecer outras formas de acessá-lo.

Adicione um link encurtado que dê acesso ao mesmo conteúdo, mesmo que seja de outra forma. Obviamente em algumas aplicações do QrCode essa estratégia pode ficar complicado, mas pode ser aplicada na maioria delas.

#5 Seja criativo.

Essa é a dica básica, seja criativo! Não use o QrCode para levar a pessoa para algo irrelevante ou algo que faça ela perder tempo. A pessoa vai ter  o trabalho de pegar o telefone, abrir o aplicativo e escanear o código, por isso, esse trabalho tem que valor o “esforço”.

QRCode Midiatismo.com.br

www.Midiatismo.com.br em QrCode

PUBLICADO POR

Dennis Altermann

Fundador-Editor aqui no blog Midiatismo, trabalhando com marketing digital na DuPont Pioneer do Brasil. Entusiasta e estudioso nas áreas de comunicação, cultura, comportamento e tecnologias digitais.

Novidades e atualizações, direto em seu e-mail