Quer fazer sucesso com marketing digital? Pergunte-me como.

A medida em que as empresas percebem a importância do marketing digital em suas estratégias de comunicação aumenta o mercado para o uso das mídias sociais como ferramenta de gerar negócios online. Com está realidade de mercado muita gente tenta se aproveitar da situação oferecendo  serviços por poucos custos e prometem milagres dentro da web, sabemos que não é bem assim que funciona.

Esta consequência é comum em qualquer mercado, mas é sempre mais forte no que está chamando mais atenção. Se procuramos alguns termos no Google vamos encontrar diversos sites prometendo todos os milagres online possíveis, prometem 10000 seguidores em uma semana, banco de usuários de 20000 emails e tantas outras promessas que chamam atenção pelos números prometidos, sempre pensando quantitativamente.

Cuidado com os malandros do marketing digital

O objetivo deste post é alertar a qualquer empresa esteja procurando profissionais para trabalhar com a área digital. É necessário ter muito cuidado com estes “profissionais” que aparecem por aí, em um universo tão inconstante como a web, jamais devemos dizer que sabemos de tudo. Isso acontece muito porque o uso dessas ferramentas parecem simples, mas as pessoas esquecem que estamos trabalhando com marketing, algo que não se vende pronto ou com receita.

Aquele que desconhece os custos e sempre procura economizar é o típico empresário que estes “profissionais” procuram. Fácil de enganar alguém quando envolve pequenos custos e muitas palavras em inglês. Mas pense bem, investir a pouco custo e arriscar a imagem de uma empresa? Lembre-se de que a imagem não se compra, ela é construída.

“Vamos fazer uma estratégia de digital marketing, focando em social media marketing. Vamos trabalhar com brand content junto com utility content e oferecer aos usuários uma nova forma de brand experience. Vamos ter conta no Twitter, Facebook e Orkut, que tem low cost e isso garante no return of investiment atingir as classes de A até D, vamos criar uma hashtag que vai virar trending topics e o pessoal vai curtir pra caramba!”

Aposto que muitas empresas devem ouvir isso, principalmente as pequenas, que recorrem aos “picaretas” como única opção de se investir online. Muitos termos em inglês, muitas promessas de seguidores, amigos no Orkut, fans no Facebook e tudo isso a baixo custo? É melhor prestar bastante atenção, pesquisar no Google antes e pedir recomendações. Cuidado para a sua empresa não seja o próximo #fail do marketing digital.

PUBLICADO POR

Dennis Altermann

Fundador-Editor aqui no blog Midiatismo, trabalhando com marketing digital na DuPont Pioneer do Brasil. Entusiasta e estudioso nas áreas de comunicação, cultura, comportamento e tecnologias digitais.

Novidades e atualizações, direto em seu e-mail