A importância das redes segmentadas para o marketing digital.

A grande revolução da internet atualmente são as mídias sociais, talvez podemos até afirmar que são as redes sociais que trazem tanta gente pra internet e faz estes novos internautas dedicarem tanto tempo pra web.

Depois da popularização de redes sociais em regiões fixas, como por exemplo o Orkut no Brasil, MySpace nos EUA, entre outras, hoje vivemos duas realidades dentro do universo das redes sociais. Primeiro é a Globalização delas, com o crescimento do Facebook, por exemplo, a rede social vem se tornando a maior dentro de muitos países e já é a maior do mundo em número de acessos, com mais de 500 milhões de usuários, também briga com o Google pelo site mais acessado do mundo.

Redes Sociais segmentadas no marketing digital

Em segundo lugar na realidade deste mercado de redes sociais atual estão as segmentadas. O número de internautas que participam de alguma rede social online vai continuar aumentando e este fator, junto com o facilidade com que as mídias sociais oferecerem para integrar umas com as outras, torna mais fácil o crescimento de redes sociais para pequenos grupos. Boa parte desta integração se deve a possibilidade de importar contatos, convidar conhecidos para participar da rede e a possibilidade de fazer login com facilidade (ex.: Google ID, Facebook Connect, Open ID, etc).

Porque as redes sociais segmentadas crescem tanto?

Este crescimento pode ser atribuído a uma organização social que esta sendo potencializada pela internet. Hoje em dia, devido as mudanças em vários paradigmas da sociedade, vemos os jovens participando de vários grupos diferentes. Provavelmente seja algo desta geração, mas é muito comum ver os jovens estarem conectadas com várias “tribos” e, graças a internet, todas estas pessoas tem como se conectarem.

A internet é ferramenta fundamental nesta realidade segmentada, facilita com que estes grupos se encontrem e que muitos jovens descubram diversas identidades dentro da web, encontrando qual a melhor para si. O grande problema de ser “diferente” antigamente, além do preconceito por parte da sociedade, era a dificuldade em encontrar pessoas que partilhassem dos mesmo gostos. Hoje em dia, devido a exposição a tanta informação, os jovens tem um número maior de influências para construir suas identidades.

Qual impacto para o Marketing Digital?

A publicidade e o marketing já perceberam essa nova realidade muito mais focada em pequenos grupos e hoje muitas empresas procuram nas estratégias de marketing digital uma forma de atingir esses públicos segmentados, já que muito desses grupos utiliza ela para se encontrar e comunicar. Ferramentas de mensuração ajudam a encontrar estes grupos e é fundamental entende-los para conseguir se comunica com eles.

Os profissionais de comunicação tem que se acostumar a uma realidade onde todo dia você trabalha com um produto diferente, que provavelmente será direcionado a um público totalmente diferente também. Este fato fica ainda mais evidenciado nos públicos mais jovens, o local onde as características destes grupos se tornam mais evidentes.

Podemos perceber que isto tudo era muito forte nas comunidades do Orkut, onde vários tipos de grupos usavam e ainda usam para manter contato. Na nova realidade da web, com tantas ferramentas para fazer redes sociais e tantas empresas interessadas nesta segmentação, podemos ver o crescimento de comunidades focadas em grupos específicos, sem necessariamente fazer parte de uma grande rede.

PUBLICADO POR

Dennis Altermann

Fundador-Editor aqui no blog Midiatismo, trabalhando com marketing digital na DuPont Pioneer do Brasil. Entusiasta e estudioso nas áreas de comunicação, cultura, comportamento e tecnologias digitais.

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