Porque a Globo raramente reclama de direitos autorais no Youtube.

Como você deve saber, existem vídeos de praticamente qualquer coisa no ::tag(“youtube”,”Youtube”)::, principalmente aquelas coisas que infringem direitos autorais. A reflexão que proponho aqui hoje é sobre a Globo, uma das maiores geradoras de conteúdo do Brasil.

Vocês já perceberam como existem muitos vídeos não autorizados com conteúdo da Globo e que alguns deles fazem sucesso e estão lá a muito tempo? Então, eu acho que eles também já perceberam isso.

A televisão vem enfrentando um grande dilema nos últimos tempos. Enquanto a maioria das emissoras vê a sua audiência cair e seus sites crescendo fica a dúvida, “Será que as pessoas querem assistir na TV se podem assistir online?”. Essa questão vem dando muita dor de cabeça a diversas emissoras e algumas, como a Globo, já perceberam que deixar alguns conteúdos disponíveis na web gratuitamente ajudam a manter alguns programas vivos na TV.

O Big Brother Brasil é um belo exemplo de programa onde a televisão não é mais o palco principal. As discussões em torno de acontecimentos no programa acontece logo que ele acaba e os principais vídeos tomam conta do ::(“youtube”,”Youtube”):: e das redes sociais. Será que seria “lucrativo” para a Globo ficar perdendo tempo e ainda ficar com uma “imagem ruim” dentro das ::tag(“redes-sociais”,”redes sociais”)::

Mas então vale a pena deixar conteúdo livre assim?

Eu arrisco dizer que na maioria das vezes sim. É com um vídeo não oficial que as pessoas usam para ficar por dentro do programa para depois assistir a decisão do paredão na televisão.

O que podemos concluir disto é que apesar de parecer que a cópia de programas pode parecer uma problema, mas no fundo até pode ser considerada como solução. É como a ::tag(“microsoft”,”Microsoft”):: e seu Windows, será que se existissem apenas cópias originais eles teriam os mais de 90/ do mercado que tem hoje?

Malhação já tem seu canal próprio no Youtube:

Parece que a Globo percebeu que o público de Malhação pode estar mais interessado em ver os vídeos diretamente no ::tag(“youtube”,”Youtube”):: do que no site da Globo. O que fizeram? Criam um canal apenas para adicionar vídeos de compactos de episódios da série.

Canal Oficial da Malhação no Youtube

Canal Oficial da Malhação no Youtube

PUBLICADO POR

Dennis Altermann

Fundador-Editor aqui no blog Midiatismo, trabalhando com marketing digital na DuPont Pioneer do Brasil. Entusiasta e estudioso nas áreas de comunicação, cultura, comportamento e tecnologias digitais.

Novidades e atualizações, direto em seu e-mail