Por que seguimos marcas no Twitter?

Razões para seguir empresas tem muitas, inclusive já citamos 3 razões para seguir as empresas aqui, mas a afinal, por que você segue uma marca? Por que eu sigo? Vi essa semana no Penn Olson uma pesquisa realizada pela ExactTarget que fazia justamente essa pergunta. Confesso que o resultado foi um pouco diferente do que eu esperava, já que no Brasil a razão mais comum para se seguir uma empresa é procurar brindes e ganhar produtos de graça em sorteios. De acordo com a pesquisa, a cultura americana se mostrou um pouco diferente do que estamos acostumados a ver no Brasil:

Apesar de um resultado muito acirrado, podemos notar que no topo da pesquisa estão a busca de informações sobre a empresa e a procura por promoções. Lembrando que essa pesquisa foi feita com os americanos, que tem uma cultura (principalmente no mundo digital) muito diferente do brasileiro. Escrevendo esse post, levando em conta as diferenças culturais, me perguntei: Por que nós brasileiros seguimos as marcas no Twitter?

(Resultado da nossa pesquisa: 33 votos)

– Ficar sabendo de produtos/serviços futuros. (70%)
– Para aproveitar descontos e promoções. (64%)
– Ficar informado sobre as atividades da empresa. (52%)
– Para ficar por dentro de novidades sobre futuras vendas. (45%)
– Para interagir com a marca. (39%)
– Ganhar brindes. (36%)
– Para mostrar meu apoio a empresa. (18%)
– Por diversão ou entretenimento. (12%)

PUBLICADO POR

Dennis Altermann

Fundador-Editor aqui no blog Midiatismo, trabalhando com marketing digital na DuPont Pioneer do Brasil. Entusiasta e estudioso nas áreas de comunicação, cultura, comportamento e tecnologias digitais.

Novidades e atualizações, direto em seu e-mail