5 dicas para você votar melhor

O grande problema por trás da política brasileira ainda é a falta de interesse por parte do povo, isso torna nossas eleições uma piada que sempre vem com uma surpresa. Existem diversas razões para as pessoas não saberem votar e, felizmente, muitas dessas dificuldades podem ser supridas pela internet e pela tecnologia.

Entenda o  que eles fazem.

O grande problema por trás das eleições é não só o desinteresse por parte do brasileiro, mas a falta de conhecimento do mesmo pela política. Então para saber em quem votar você deve saber primeiro o que você está mandando ele fazer. Pesquise, discuta e entenda.

Um bom começo é consultar o portal política do Wikipedia.

Internet melhorando o seu voto.

Siga candidatos.

Não são todos, mas muitos candidatos já têm um Twitter ou blog. Mesmo que você já tenha decidido em quem votar, siga todos, entenda quem são e o que fazem.  Você pode até não mudar de opinião, mas pelo menos tera mais conteúdo para discutir política e defender seu candidato.

Discuta.

Pare de falar mal do Restart ou pare de baixar suas músicas. Use o seu tempo para algo mais produtivo, procure conversar e entrar em comunidades, páginas e grupos que tenham como tema a política, de preferência a do seu país.

Acesse o Excelências.

Como já salientado em outro post (A internet pode mudar o seu voto) existem diversas ferramentas para ajudar você a conhecer mais sobre o seu candidato. O Excelências.org é com certeza um dos projetos mais promissores na área da política digital, o que é melhor do que ter acesso as fichas completas sobre os seus candidatos?

Comente e interaja com os candidatos.

Poucas pessoas comentam em blogs, mas por quê? Os candidatos estão ali se expondo, aproveite para questionar e entender as diferentes posições que os políticos têm. Você já perguntou ao seu candidato o que ele pretende fazer pela internet no Brasil? Sabe dizer qual é a prioridade de campanha de cada um dos candidatos? É só perguntar!

E se você não pode comentar, como no blog.planalto.org.br, use o planalto.blog.br ou use uma das várias ferramentas que temos para o fazer (blogs, microblogs, redes sociais, etc).

PUBLICADO POR

Dennis Altermann

Fundador-Editor aqui no blog Midiatismo, trabalhando com marketing digital na DuPont Pioneer do Brasil. Entusiasta e estudioso nas áreas de comunicação, cultura, comportamento e tecnologias digitais.

Novidades e atualizações, direto em seu e-mail