Jogos sociais + publicidade = branded social games

O fenômeno que são as redes sociais como Facebook devem muito do seu crescimento aos jogos sociais. Estes games que envolvem a rede de amigos construídas dentro das redes sociais, utilizando o fator competição, muito forte dentro do ser humano, faz com que os jogos se espalhem rapidamente dentro de qualquer rede.

A publicidade procura atingir o máximo de pessoas para divulgar ideias/marcas/produtos, sempre utilizando os diversos meios para atingir os diferentes públicos que vão se caracterizando com o tempo. Os branded social games são mais uma plataforma que a publicidade aprendeu a usar. Como o nome já diz, branded social games (tradução livre como jogos sociais patrocinados) é a utilização destes games baseados em redes de relacionamento pela publicidade como mais uma ferramenta para fazer o seu trabalho de divulgar.

Este texto foi inspirado no post “Branded Social Games”, do ADvertido, que falava sobre um branded social game em especial, da Purina. O jogo é um belo exemplo de jogo baseado em sua rede social, onde você controla o resort para animais de estimação, sendo o aplicativo patrocinado e financiado pela empresa.

Branded Social Game, Purina Pet Resort

Outro empresa que já aproveitou esta nova modalidade de publicidade para reforçar a força de sua marca dentro da web foram a Coca-Cola e Allianz, que em conjunto de outras marcas lançaram este ano o Bola Social Soccer. O aplicativo foi feito tanto para Facebook como para Orkut (inclusive teve propaganda na televisão, o que é um bom exemplo da convergência dos meios). O jogo consiste em gerenciar um time de futebol e evoluir no jogo com a possibilidade de desafiar seus amigos, interagindo assim com toda sua rede de contato.

Este é mais uma das várias plataformas que a internet trouxe para a publicidade e, assim como outras ferramentas, os branded social games tem tendência apenas de crescer e se tornarem mais populares, principalmente graças ao recente interesse da Google em investir neste mercado.

PUBLICADO POR

Dennis Altermann

Fundador-Editor aqui no blog Midiatismo, trabalhando com marketing digital na DuPont Pioneer do Brasil. Entusiasta e estudioso nas áreas de comunicação, cultura, comportamento e tecnologias digitais.

Novidades e atualizações, direto em seu e-mail