Com quantos paus se faz uma canoa?

Este antigo ditado popular representa bem o posicionamento que uma empresa deve ter antes de criar qualquer perfil corporativo em redes sociais. Apesar do uso do ditado ser uma brincadeira, o planejamento do uso de mídias sociais é algo que deve ser levado a sério. Quando uma empresa tem como objetivo entrar nas mídias sociais ela primeiro se pergunta em qual entrar, afinal, hoje temos tantas que no final, fazem as mesmas coisas. Orkut, Twitter, Facebook? WordPress, Blogspot? A resposta é complicada, mas com certeza não é “faça todas”.

“… participar de várias redes sociais é uma estratégia útil, mas não para todo mundo.”

É comum ver empresas que acabam aderindo a todas as redes sociais que é possível, sem perceber que isto irá lhe custar mais tempo. Nas mídias sociais o tempo é precioso, as resposta não podem demorar e as opiniões não podem ser ignoradas. Participando de várias redes sociais vai exigir mais controle, vai fazer com que seja investido menos tempo em cada rede social, enquanto este tempo poderia ser utilizado em redes sociais mais focadas, tornando a empresa mais ativa dentro de um segmento.

Nem sempre você vai dar conta de tanta coisa.

Então, participar de várias redes sociais é uma estratégia útil, mas não para todo mundo. Repense na sua estratégia, era mesmo necessário participar das redes sociais na qual você escolheu? Será que não seria melhor abordar de outra forma? Será que seu público está presente em todas as redes sociais ao mesmo tempo? É… a intenção é mesmo fazer você pensar.

PUBLICADO POR

Dennis Altermann

Fundador-Editor aqui no blog Midiatismo, trabalhando com marketing digital na DuPont Pioneer do Brasil. Entusiasta e estudioso nas áreas de comunicação, cultura, comportamento e tecnologias digitais.

Novidades e atualizações, direto em seu e-mail