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Perfil nas Redes Sociais: Centralizar ou Segmentar?

Quando empresas de grande porte (ou mesmo as menores) que tem diversos públicos resolvem entrar nas redes sociais acabam se deparando com uma grande dúvida: Centralizar ou segmentar? Ou seja, será que é melhor juntar todos os seus públicos em um canal ou separar em vários?
Vamos analisar  qual pode ser a melhor estratégia de ::tag(“presenca-online”,”presença online”):: para maioria das empresas, mas devemos lembrar que cada empresa tem necessidades diferentes, portanto está é apenas uma base do que se deve levar em conta, mas não exclui a necessidade de um bom planejamento.

Análise da estratégia segmentada:

O uso de uma estratégia de dividir a empresa em diferentes perfis é bem comum no mercado. Esta estratégia é muito boa para empresas que atingem diferentes públicos, assim a fragmentação acaba sendo a melhor forma de atingir cada segmento de uma forma mais eficaz. Enquanto na estratégia centralizada você fala com todos da mesma forma, na estratégia segmentada você pode conversas com cada cliente de uma forma mais “especializada”, passando mais confiança e credibilidade.
O lado ruim desta estratégia é justamente o fato de você fragmentar o seu público-alvo, perdendo um pouco da “força” de ter todos em um mesmo lugar e também dificultando a possibilidade de anunciar para todo seu público-alvo de uma só vez. Ao invés de ter 1 perfil com 100.000 seguidores, você acaba tendo 10 perfis com 10.000 seguidores cada.
Exemplo de Situação: Você pode ter uma loja que vende vários tipos de produtos, vendendo desde produtos para dona de casa até jogos para videogame. A forma como você atende cada um destes clientes deve ser diferenciada, portanto, você pode deixar diferentes pessoas cuidar destes segmentos, assim ganhando mais confiança e passando credibilidade tanto para a dona de casa como para aquele que queria comprar jogos.
Exemplo de Empresa: Samsung – A empresa divide a sua presença de diferentes formas em diversos países. Existem perfis no Facebook para a Samsung Mundo, Samsung Brasil, Samsung Mobile, Samsung Mobile Canada, etc. Eles tratam cada país de uma forma diferente, assim como dividem a empresa em diferentes tipos de público, aqueles que curtem dispositivos móveis, aqueles que procuram TV, etc.
Áreas onde está estratégia é mais comum: Lojas de Departamento e Empresas com diversas linhas de produto.

Análise da estratégia centralizada:

A estratégia que concentra todas as forças de comunicação da empresa em apenas uma via, ajudando a reunir todos os seus consumidores e “obrigá-los” a receber todo tipo de informação, o que pode ser bom e ruim ao mesmo tempo. A grande vantagem desta estratégia é que ao fazer uma promoção de produtos genéricos (como descontos em toda loja, ofertas, etc) você acaba atingindo muito mais gente, dando um impulso maior a “viralização”.
O lado ruim é acabar juntando muitos públicos e no final pode ser que você não consiga se comunicar bem com nenhum deles.
Exemplo de Situação: Se lembra do exemplo da dona de casa e a pessoa que joga videogame? Imagine que você tenha apenas um canal e tem uma promoção imperdível na área de novos jogos da loja, para o jogador isso é uma boa promoção, mas e para dona de casa? Será que isso não vai fazer ela questionar se precisa estar seguindo essa empresa? A estratégia segmentada deve saber aproveitar a força de viralização que tem, mas deve tomar muito cuidado para não se tornar irrelevante na maioria dos segmentos.
Exemplo de empresa: Coca-Cola – Colocando todos o seu público unido, ela consegue ter os perfis mais visitados e requisitados da web em diversos países, sem contar que qualquer evento criado por eles pode ser “viralizado” a partir de qualquer pessoa.
Áreas onde está estratégia é mais comum: Empresas com produto específico e Lojas que vendem apenas uma categoria de produtos.

Por Dennis Altermann

Criei este blog para compartilhar alguns conteúdos relevantes sobre comunicação digital e o impacto dos meios digitais na sociedade. Aproveita para interagir comigo lá no Twitter @eu_Dennis