‘I want you’ para mudar o mundo através da internet

Em uma clara referência aos pôsters da 1ª Guerra Mundial “Eu quero você para o exercita americano“, iconizado com esta clássica imagem do “Tio Sam” e o seu “I want you” quero refletir um pouco sobre como a internet é um caminho importante para nós todos mudarmos o mundo, mas ainda estamos muito longe disso.

Em alguns países a política está sendo completamente alterada por culpa da internet, como foi possível ver um pouco no Egito, EUA e tantos outros países. Mas aqui no Brasil parece que ela está ajudando, mas ainda muito longe de ser decisiva. Claro, esta ferramenta tem ajudado muito na organização de manifestações e principalmente tem ajudado a fomentar as discussões sobre a política do país, esquecidas por muitos e que é tão fundamental para exigir qualquer mudança em nosso país.

Um dos maiores exemplos de que precisamos evoluir muito nesse sentido é observar o movimento #forasarney, um grande movimento online que chegou às ruas, a mídia de massa e foi realmente longe, mas ainda não foi o suficiente para derrubar esse célebre ditador político brasileiro. Chegamos muito longe, mas precisamos de mais poder, algo que vamos conquistar com o tempo.

Precisamos entender que neste contexto somos “apenas” 40-50 milhões de internautas ativos, somos ainda 1/4 do total da população brasileira. É analisando estes dados que percebemos que a internet ainda é muito pequena em nosso país. Precisamos de mais pessoas usando a internet, mais pessoas tendo acesso a mais informações, mais pessoas tendo acesso ao estudo e mais pessoas ativas na internet. Por isso que a “orkutização” (termo que não gosto muito) é na verdade um passo fundamental para termos mais pessoas acessando internet, tendo espaço para compartilhar as suas opiniões.

Não estou falando para ter mais gente fazendo #mimimi no Facebook e postando GIFs no Google+, estamos falando de mais pessoas terem direito ao conhecimento sobre o país em que vivem e entender o que pode ser feito para ter um país melhor. Por que dar acesso a internet a todos muda tudo? Um povo mais informado é um povo mais inteligente.

PUBLICADO POR

Dennis Altermann

Fundador-Editor aqui no blog Midiatismo, trabalhando com marketing digital na DuPont Pioneer do Brasil. Entusiasta e estudioso nas áreas de comunicação, cultura, comportamento e tecnologias digitais.

Novidades e atualizações, direto em seu e-mail