Geração BB, X, Y e Z. Quem são, como são e como convivem.

“Gerações” esse é o título de uma série de reportagens que saiu recentemente no Jornal da Globo que tinha como objetivo desvendar o que é e como se comporta cada uma destas gerações. Atualmente se fala muito das diferentes gerações e qual o seu impacto no mercado.

A geração em alta o momento é a Y, as empresas, geralmente formadas pela geração BB (Baby Boomers) e X tentam entender essa nova geração para conseguir lhe vender produtos. É uma tarefa difícil, conta com diversas pesquisas e fica realmente complicado saber qual a melhor forma de estabelecer um canal de relacionamento com as pessoas.

Esta reportagem pode ser complementada pelo vídeo “We All Want to Be Young”, que trata mais especificamente sobre a Geração Y.

Confira aqui as 5 reportagens que passaram durante uma semana no programa:

Uma conclusão que se pode tirar depois de assistir a essa reportagem é que as gerações estão mudando cada vez mais rápido, mas aplicando isto a realidade percebemos que também não representa todo mundo. Acredito que exista uma grande diferença levando em conta onde você nasceu. Talvez só conseguimos expor as pessoas a estas definições de geração quando estão dentro (ou próximos) ao centros dos países, pois no interior, por exemplo, os jovens não vão se comportar necessariamente desta maneira.

Para fazer um pouco mais de sentido teríamos que adicionar a Geração BBX, XY e YZ para compreender melhor uma porção de pessoas, afinal, tem pessoas que apresentam características de gerações diferentes. Sem esquecer que está seria uma definição mercadológica, estamos falando de pessoas e que cada uma tem a sua particularidade, que leva em consideração realidade e cultura onde vive. A denominação das gerações ainda está muito ligada a tecnologia, principalmente nas mais recentes.

Ví os vídeos no AQA – A Quinta Onda

PUBLICADO POR

Dennis Altermann

Fundador-Editor aqui no blog Midiatismo, trabalhando com marketing digital na DuPont Pioneer do Brasil. Entusiasta e estudioso nas áreas de comunicação, cultura, comportamento e tecnologias digitais.

Novidades e atualizações, direto em seu e-mail