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Como vender liquidificador com mídias sociais? Case Blendtec

“Will it Blend?” Se você costuma navegar pelo Youtube já deve ter parado para assistir algum dos vídeos desse pessoal. O objetivo consiste em utilizar produtos e testar a sua resistência a um liquidificador poderoso da marca.
A BlendTec é uma empresa que fornece diferentes tipos de liquidificadores, desde os mais simples até os mais poderosos. Começou com foco no uso industrial, mas de acordo com a empresa, surgiam muitos pedidos para o uso residencial, levando a empresa a criar uma linha voltada para o uso doméstico.
Os vídeos que tomaram conta do Youtube passam de 140 Milhões de visualizações, contando apenas as visualizações ligadas ao canal Blendtec (acredito que por conta disto, este número possa ser 20 ou 30% maior). Este número de visualizações é o suficiente para garantir a empresa, atualmente, a posição de 37º canal mais visto do todo o Youtube .
Sempre filmados no mesmo cenário, uma sala de teste da empresa, utilizando o mesmo modelo de liquidificadores e sendo apresentado pelo CEO da empresa, Tom Dickson. A empresa mantém o canal a pouco mais de 4 anos (30 de outubro de 2006) e de acordo com a mesma obteve um aumento de 700% em suas vendas desde então.


Pontos Fortes:
Apesar de ser uma marca ligada a um produto como liquidificador consegue fortalecer sua marca na cabeça das pessoas. Confesso que quando for comprar um liquidificador vou procurar por um BlendTec, pelo menos de curiosidade, com certeza.
O uso de produtos “hype”, ou “na moda”, faz com que o vídeo seja viralizado em extrema velocidade. Geralmente é incorporado em fóruns e blogs de grande porte, como Mashable e Gizmodo, o que lhe garante milhares de visualizações em poucos dias.
O equipamento oferecido pela empresa é o “ator” principal do vídeo, esta sempre em foco e toda a trama fica em torno dele. Acredito que o Tom Dickson, CEO e apresentador, seja um coadjuvante, mas a forma como apresenta o torna único, dificilmente poderá ser substituído.

Layout do Canal no Youtube da Blentec

Pontos Fracos:
Não que este seja um ponto fraco da campanha, mas acredito que é o único problema que pode enfraquecer a sua força. Os episódios giram em torno do mesmo objetivo, tornando repetitivos. Você já imagina como vai ser o roteiro, eles pegam algo, colocam no aparelho, ele tritura, pronto. Isso pode cansar o usuário de ver sempre “a mesma coisa”.
Mas por outro lado, devo confessar que já vi diversos episódios que fazem de forma diferente da convencional e/ou trazem objetos que sempre nos deixaram em dúvida sobre o que iria acontecer, isto explica o sucesso deles. Aparelhos tecnológicos, por exemplo, quase sempre acabam virando um monte de pó metálico. Mas a empresa soube trazer algumas surpresas, como estas:



E este post, “Will it Blends”?
Confira a lista completa de episódios e algumas outras informações na página do Wikipédia sobre a campanha.
[rating:5]

Por Dennis Altermann

Criei este blog para compartilhar alguns conteúdos relevantes sobre comunicação digital e o impacto dos meios digitais na sociedade. Aproveita para interagir comigo lá no Twitter @eu_Dennis