Entenda a importância da usabilidade e experiência do usuário para vender mais

O primeiro passo para você conseguir vender qualquer coisa na internet, seja um produto, serviço ou ideia, é entender como os visitantes utilizam o seu site. Entender de usabilidade e experiência do usuário é a divisão entre um site abandonado e um site de sucesso.

Estou trazendo aqui um gráfico explicando a diferença entre usabilidade e experiência do usuário. Conhecendo estes (e outros) conceitos, vai ser muito mais fácil você conseguir vender o seu produto ou ideia através da internet.

Tradução (de dentro para fora):

Utilidade – “É útil para mim. Preenche as minhas necessidades”; <– Experiência do usuário começa sendo útil

Usabilidade – “Eu estou habilitado a usar o produto com facilidade”; <—- Funcionalidade, as pessoas devem conseguir usá-lo

Desejo – “Eu gosto da forma como este produto funciona e se apresenta”; <—- A modo como ele se parece e funciona deve agradar

Experiência da Marca – “Meu sentimento geral sobre o produto/marca (de forma abstrata) é bom”; <—- Ajuda a criar uma visão sobre a experiência

_

 

De uma forma simples, usabilidade é ligado a facilidade com que o usuário consegue atingir o seu objetivo. Experiência do usuário é a percepção abstrata que a pessoa tem sobre o seu site, por exemplo, “eu gosto do jeito que o site é montado”.

Via NeoSpot.

PUBLICADO POR

Dennis Altermann

Fundador-Editor aqui no blog Midiatismo, trabalhando com marketing digital na DuPont Pioneer do Brasil. Entusiasta e estudioso nas áreas de comunicação, cultura, comportamento e tecnologias digitais.

Novidades e atualizações, direto em seu e-mail