A Bolha de Filtros que a web (infelizmente) nos proporciona

Alguma vez você já se pegou parando de seguir alguém por conta de uma opinião diferente da sua? Ou mesmo já percebeu que dentro de suas redes sociais a maioria das pessoas tem interesses em comum com você? Esse é um assunto trazido por Eli Pariser em seu livro “The Filter Bubble” (A Bolha do Filtro em português).

Lembro de algum tempo atrás ter discutido este mesmo assunto em aula com dois colegas, @vitormk e @henrique1605. Mesmo sem conhecer o livro, eles estavam comentando sobre como a gente simplesmente escolhe o que quer ver na internet. Quando entrei na discussão logo lembrei deste livro, que agora também virou uma apresentação no TED.

Se você usa a internet pelo menos 1x por semana, recomende que dê uma olhada nesta apresentação de Eli. Ele fala um pouco sobre o que comenta no seu livro, falando sobre como os filtros estão “cegando” as pessoas ao alterar o conteúdo que você consome e também como seria uma “solução”(?) para este problema.

[youtube http://www.youtube.com/watch?v=FNcTztlaSyI]

Caso você queira assistir a apresentação direto no site do TED, o link é http://www.ted.com/talks/lang/pt-br/eli_pariser_beware_online_filter_bubbles.html.

Caso queira ver mais informações sobre o livro, acesse http://www.thefilterbubble.com/

PUBLICADO POR

Dennis Altermann

Fundador-Editor aqui no blog Midiatismo, trabalhando com marketing digital na DuPont Pioneer do Brasil. Entusiasta e estudioso nas áreas de comunicação, cultura, comportamento e tecnologias digitais.

Novidades e atualizações, direto em seu e-mail