Depois da SOPA tem o Protect IP para abalar a liberdade na internet

Vocês se lembra de alguns dias atrás quando trouxemos aqui o texto falando um pouco sobre o SOPA (ou Stop Online Piracy Act)? Pois bem, depois dessa tentativa de tirar um bom pedaço da liberdade da internet, que ainda está correndo nos tribunais dos EUA, surge mais um ataque que fere está liberdade.

Protect IP, também conhecido pelo palavrão “Preventing Real Online Threats to Economic Creativity and Theft of Intellectual Property Act“, que pode ser traduzido como, “Ato de Prevenção de Ameaças Online Reais à Criatividade Econômica e Roubo de Propriedade Intelectual”, é uma nova tentativa de trazer novamente o COICA (mais uma sigla enorme, entenda o que significa ::aqui(“http://en.wikipedia.org/wiki/Combating_Online_Infringement_and_Counterfeits_Act”,”veja aqui”):: ), que tentaram passar em 2010, mas felizmente não conseguiram.

Tentando explicar de uma forma bem básica, resumindo toda a história, essa é mais uma tentativa do Governo Americano de ter mais controle sobre a internet dentro do país. “Ah, mas isso é problema deles”. Não exatamente, porque se isto for aprovado lá, com certeza vai respingar para todos outros países em breve.

Será que tudo isso é medo de grandes protestos organizados online que tem ajudado a derrubar diversos governos pelo mundo? Talvez.

Neste vídeo você pode entender um pouco melhor sobre o Protect IP e porque ele é tão prejudicial para todos:

[youtube http://www.youtube.com/watch?v=K3ORTCseHD8]

 

Vi no Brainstorm9.

PUBLICADO POR

Dennis Altermann

Fundador-Editor aqui no blog Midiatismo, trabalhando com marketing digital na DuPont Pioneer do Brasil. Entusiasta e estudioso nas áreas de comunicação, cultura, comportamento e tecnologias digitais.

Novidades e atualizações, direto em seu e-mail