Cuidado para não ter a sua fan page roubada!

Lembro que até algum tempo atrás, antes de haver os níveis de usuário para administração da fan page, era comum ver pessoas adicionarem conhecidos e “amigos” como administradores e depois perderem completamente o acesso as suas páginas. Essa tática de “sequestro” era comum de se ver e nem sempre você conseguia recuperar o prejuízo.

Hoje em dia um administrador de fan pages dificilmente vai precisar adicionar outro usuário como “administrador principal”, portanto está velha trapaça não acontece com tanta facilidade.

Mas nem tudo está acabado. O Youpix trouxe a denuncia da fan page do Casal Sem Vergonha, um famoso blog da internet brasileira. Acontece que após receber um email avisando que haviam perdido a administração de sua fan page (que tem mais de 300.000 fãs), eles perderam acesso completo a sua página. Mas ao invés de estar bloqueada ou ter sumido, como era de se esperar, havia alguém postando diversos links referentes a morte do Chorão (cantor do Charlie Brown Jr. que morreu recentemente).

Ao tentar esclarecer a questão, eles perceberam que o email não era real, mas sim um vírus que deu acesso da página do Facebook a uma outra pessoa. Você pode até achar um vírus por email algo “comum demais para pegar”, mas como mostra a imagem abaixo, o email era realmente convincente.

Email recebido pelos administradores da página "Casal Sem Vergonha" que continha vírus.

Email recebido pelos administradores da página “Casal Sem Vergonha” que continha vírus.

Após denunciar a página, ela foi bloqueada e ficou inacessível. Ao tentar entrar em contato com o Facebook, o casal administrador da página não obteve muito sucesso e o suporte da rede social não se pronunciou oficialmente sobre o assunto. Mas com bastante paciência a página foi recuperada e mais pessoas reportaram terem recebido mensagens semelhantes, como mostra essa essa imagem no Facebook.

Portanto fique atento a qualquer email ou mensagem suspeita. Mesmo que corrijam este problema, outras formas de tentar roubar fan pages irão aparecer, portanto nunca deixe de ter muito cuidado com a administração de suas fan pages e de qualquer rede social que você administre.

PUBLICADO POR

Dennis Altermann

Fundador-Editor aqui no blog Midiatismo, trabalhando com marketing digital na DuPont Pioneer do Brasil. Entusiasta e estudioso nas áreas de comunicação, cultura, comportamento e tecnologias digitais.

Novidades e atualizações, direto em seu e-mail