Resolvi tratar sobre um assunto que afeta muito mais do que empresas, atinge todos os internautas que tem perfil em algum site. Desta vez vou usar o Twitter como exemplo, mas a maioria das dicas pode ser aplicada a qualquer outra mídia social. Esse post é um complemento ao Guia Prático do Twitter.
Você pode não perceber, mas tudo que coloca no seu perfil dentro da internet é uma extensão da sua realidade, ou seja, o fato de você escrever sobre você no Twitter deixa a sua realidade mais exposta. Assim como na vida real, é importante que você mantenha um controle sobre a sua reputação, na web e você só vai conseguir fazê-lo se usar com cuidado as ferramentas que tem.
Para começar você deve prestar atenção no nome que da ao seu perfil.
@anjinha2010 não é um bom nome. O que uma empresa vai pensar de sua imagem se ligar este apelido a sua pessoa?
A escolha do nome não precisa ser algo complexo, afinal, é apenas uma forma de você ser encontrado, apenas evite nomes que possam te constranger de alguma forma.
Disputando diretamente com o seu nome, a primeira coisa a ser vista pode ser o avatar, a imagem de exibição do seu perfil. Você deve lembrar que a imagem de seu avatar esta visível para todos, mesmo que você bloqueie o seu perfil. Por isto é importante que escolha bem uma imagem que acredite lhe representar.
Dentro do Twitter temos alguns outros elementos secundários que ajudam a dizer quem você é.
Estes elementos são comuns em outros serviços também. Uma boa descrição na bio ajuda as pessoas a conhecerem você melhor e assim facilita para alguém que pretende seguir você a entender sobre o que você fala.
Uma estratégia de SMO (social media optimization) é usar palavras-chave na sua descrição e no URL (endereço) de seu perfil, assim, você transmite com mais facilidade sobre o que você escreve e também pode fazer com que pessoas interessadas no assunto encontrem você para trocar informações e conhecimento.
O uso de pseudônimos no Twitter é muito comum.
Essa é uma alternativa que liberta a(s) pessoa(s) da pressão de todas essas necessidades de cuidar do que se fala, já que, caso você seja anônimo, não precisa se preocupar no que as pessoas vão pensar sobre o que você demonstra em seu perfil, elas nem sabem quem você é. Mas lembre-se que você deve cuidar com o que fala para não infringir o direito de outras pessoas e, mesmo sendo anônimo, ser processado por uma pessoa que se sinta ofendida.