Como fazer posts para blogs corporativos?

Falamos bastante de blogs corporativos aqui no Midiatismo, mas dessa vez vamos falar um pouco mais sobre como deve ser criado e mantido o conteúdo deste canal de comunicação. Os blogs corporativos em geral. Aproveite para conferir mais posts sobre este assunto através da tag ::aqui(“https://www.midiatismo.com.br/tag/blog-corporativo”,”blogs corporativos”)::.

Quando escrevemos em blogs, sejam corporativos ou não, existem certas coisas que ajudam o blog a ser melhor, tanto na parte técnica como no conteúdo do blog.

O blog corporativo tem dois grandes desafios a serem vencidos:

  • > 1º – O pré-conceito que as pessoas tem pelo texto ter sido escrito por uma empresa e podendo assim comprometer a imparcialidade;
  • > 2º – Conseguir usar o blog como uma ferramenta para atrair mais negócios.

Independente do público-alvo ou área de atuação o blog deve trazer conteúdo interessante para o leitor, só assim ele vai conseguir atrair cada vez mais visitantes. Imagine o blog como um programa de TV, você só vai voltar a assistir ele se for bom, caso não seja, há diversos outros programas passando no mesmo horário.

Em contraponto a está necessidade de oferecer conteúdo de qualidade precisamos lembrar que estamos tratando de um blog corporativo, a empresa espera que ele traga algum retorno em relação aos investimentos. Mas como conseguir “vender” uma ideia sem perder a credibilidade do conteúdo? Essa é a grande questão em todo blog corporativo.

Antes que alguém questione, sim, é possível vender através do blog corporativo, mas para isto o tema escolhido deve caminhar junto da área de atuação da empresa para que seja possível falar de seu produto, mas ainda ser relevante.

Como e quando deve ser feita esta “inserção”?

Uma dúvida para maioria das pessoas que trabalham com blog a pouco tempo é justamente a melhor hora de enviar estes posts. Eu geralmente indico para que estes administradores aprendam a monitorar os acessos e prestem atenção nos horários de maior pico de visitas, comentários e retweets.

Através de ferramentas como o Google Analytics e algumas outras você pode ter acesso a diversas informações e descobrir a melhor hora e dia para fazer uma postagem, podendo aproveitar o pico de visitantes ou mesmo o horário em que as pessoas comentem mais.

Lembrando que estes dados vão se alterar conforme o público-alvo e o tipo de postagem a ser feita, por exemplo, texto mais cumpridas que demandem uma leitura mais cautelosa não atingem o público da mesma forma que um post de apenas 1 vídeo, ou seja, a data e horário de postagens entre estes dois exemplos deverá ser diferente.

Confira também os livros “Blogs Corporativos” de Fábio Cipriani e “Blogs Corporativos – Modismo ou Tendência ?” de Carol Terra. Clique ::aqui(“https://www.midiatismo.com.br/livros-de-marketing-digital-relacionados#blogs”,”aqui”):: e veja estes e outros livros para comprar e baixar.

livros-blogs-corporativos-blog-corporativo

Dois ótimos livros sobre blog corporativo

 

PUBLICADO POR

Dennis Altermann

Fundador-Editor aqui no blog Midiatismo, trabalhando com marketing digital na DuPont Pioneer do Brasil. Entusiasta e estudioso nas áreas de comunicação, cultura, comportamento e tecnologias digitais.

Novidades e atualizações, direto em seu e-mail