Aprenda a utilizar gerenciadores de mídias sociais, facilite sua vida.

Muitas pequenas empresas e profissionais liberais acabam vendo na internet uma ótima forma para se fazer mais negócios, mas por falta de capital nem sempre podem investir em um profissional para gerenciar todas suas atividades online, acabam fazendo por conta própria.

Para algumas atividades como o relacionamento com cliente, estas pequenas empresas podem optar por fazer por conta própria, mas precisam ter uma boa noção de comunicação e também uma boa escrita para obter retorno. Já que muitas vezes este gerenciamento não vai dispor de muito tempo, uma grande dica para quem pretende trabalhar com isso é o uso de gerenciadores de mídias sociais. Existem diversos no mercado atual, sendo os mais conhecidos o TweetDeck. Hootsuit, Seesmic, CoTweet e alguns outros.

E qual o objetivo destas ferramentas?

A ideia destes gerenciadores é oferecer uma plataforma simples que possa ser utilizada para controlar perfis em redes sociais. Imagine quanto tempo uma pessoa pode perder abrindo todas as redes sociais e conferindo respostas, replys, menções, direct messages e etc em diversas redes sociais, pois bem, com estes gerenciadores você pode fazer tudo em uma única tela.

Qual é a mais indicada?

Como já comentei antes, existem diversas ferramentas semelhantes e em geral cada uma tem suas vantagens e desvantagens. As principais oferecem suporte para as principais redes sociais, como Twitter e Facebook, mas geralmente oferecem limitações para versões não pagas.

O CoTweet é uma ferramenta mais focadas no Twitter e tem uma interface simples e muito útil para gerenciar mais perfis do Twitter de uma vez só. O CoTweet é uma ferramenta muito interessante porque permite gerenciar de forma ágil, além de permitir o uso de CoTags, uma espécie de “assinatura” dos tweets, ou seja, se há mais pessoas respondendo tweets, cada um terá uma dessas assinaturas.

O TweetDeck é um dos mais populares, mas é uma aplicação para Desktop, mas suporta diversos serviços como Twitter, Facebook, Foursquare, LinkedIn e algumas outras. O grande problema é que ele só pode ser usado do computador que está instalado, ou seja, se uma equipe quer utilizar complica um pouco, pois cada um deverá ter instalado em sua máquina.

Na minha opinião o Hootsuite é uma das ferramentas que cumpre melhor esse papel de gerenciador. Gosto muito dele, pois é possível escolher quais colunas você vai querer utilizar, como por exemplo, criar uma aba de perfil no Twitter que apareçam 4 colunas, menções, direct messages, retweets e timeline, ou seja, você consegue visualizar tudo de uma vez.

Outra vantagem é poder abrir diversas destas abas, como por exemplo uma para cada perfil no Twitter, uma pro Facebook e uma para o Foursquare. Também devemos lembrar que ele é in-browser, ou seja, funciona dentro do navegador, além de poder ser acessado em aparelhos com Android e iOs.

HootSuite, uma das melhores ferramentas disponíveis.

HootSuite, uma das melhores ferramentas disponíveis.

Algumas das desvantagens do Hootsuite é que ele é pago e a versão free tem algumas limitações, como o número de contas que podem ser controladas e a falta do recurso como o gerenciamento de equipe, onde várias pessoas podem acessar ao mesmo tempo e facilitar o gerenciamento. Utilizo ele as vezes e já tive bastante problema com os agendamentos de tweets, acabei preferindo fazer com o CoTweet, que era mais confiável.

O agendamento é um recurso oferecido na maioria dos gerenciadores que temos no mercado, uma ferramenta fundamental para o gerenciamento e o bom uso dos mídias sociais. Eu espero que o Twitter e outros serviços vejam isto e adicionem esta funcionalidade para os seus serviços em breve.

O agendamento pode ser muito bem utilizado nestes casos em que o gerenciador possui pouco tempo para usufruir das ferramentas, então agendar alguns tweets para o dia seguinte podem ajudar este a aproveitar melhor os horários certos para atingir a sua audiência e depois apenas gerenciar o feedback de suas mensagens.

PUBLICADO POR

Dennis Altermann

Fundador-Editor aqui no blog Midiatismo, trabalhando com marketing digital na DuPont Pioneer do Brasil. Entusiasta e estudioso nas áreas de comunicação, cultura, comportamento e tecnologias digitais.

Novidades e atualizações, direto em seu e-mail