Como ativar as fan pages globais no Facebook?

No final de 2012 o Facebook começou a liberar para várias empresas a funcionalidade chamada “Global Pages” (páginas globais, em tradução literal). Trouxemos um post sobre o assunto em Outubro.

Esta funcionalidade possibilita que as marcas tenham fanpages voltadas a diferentes países sem precisar criar novas páginas para isso. Você já pode ver algumas empresas utilizando esta funcionalidade, como a página do chocolate Kit Kat (www.facebook.com/kitkat). Ao acessar, você terá um aviso que foi redirecionado e entrando nas opções, poderá alterar a região, como mostram as imagens abaixo.

kit-kat-global-fan-page-facebook

Um aviso ao lado do número de fãs mostra de qual página você foi redirecionada. No menu de opções poderá alterar a região da página.

kit-kat-global-fan-page-facebook-alterar-regiao

Ao alterar a região, poderá escolher qualquer um dos países disponíveis.

Mas como ativar a funcionalidade de global pages?

Desde que postamos a notícia de que o Facebook estava liberando a funcionalidade, algumas pessoas questionaram o que deveriam fazer para ativar a página global. Por enquanto, o processo ainda não é automático, portanto você deve fazer uma requisição de ativação.

Você pode requisitar através deste formulário. Na verdade, este formulário serve para entrar em contato com a área comercial do Facebook. para solicitar a funcionalidade.

Por enquanto não é garantido que todos possam ativar a global pages, pois depende da boa vontade da rede social. Mas acredito que em breve poderemos ativar isto através das configurações da fanpage.

Qual a vantagem desta funcionalidade?

A função básica é centralizar a presença online de uma marca em apenas um nome. Além disso, todos os fãs que curtiram a sua página ficam centralizados em um só local. Você pode ver no exemplo do Kit Kat, que tanto a página brasileira quanto a americana tem o mesmo números de “curtidas”.

Outra grande utilidade é ter apenas um endereço para todo o mundo, tornando mais efetivo qualquer uso deste endereço em anúncios publicitários. Esta funcionalidade também inclui os dados de todas as suas páginas em apenas um painel, dessa forma você tem mais controle sobre as informações de seus fãs em todo o mundo.

PUBLICADO POR

Dennis Altermann

Fundador-Editor aqui no blog Midiatismo, trabalhando com marketing digital na DuPont Pioneer do Brasil. Entusiasta e estudioso nas áreas de comunicação, cultura, comportamento e tecnologias digitais.

Novidades e atualizações, direto em seu e-mail