Devemos cobrar das empresas que usam os nossos dados?

As principais empresas do nosso dia a dia na internet, em sua grande maioria, se sustentam com publicidade. Serviços gratuitos que, para conseguir se manter, incluem mensagens publicitárias no conteúdo de seus usuários.

Este assunto já foi levantado diversas vezes aqui e em diversos lugares, incluindo em uma enquete que fizemos em um post sobre a App.net, uma rede social surgida alguns meses atrás e que pretende ser um serviço pago.

O que todos estes serviços gratuitos baseados em publicidade têm em comum é que, indiretamente, acabam transformando as informações de seus usuários em mercadoria. Você acha que um Google ou Facebook conseguiriam fazer anúncios direcionados sem acesso às nossas informações? Estas empresas ganham dinheiro às nossas custas – e nem todos acham isso correto.

Se você piscar os seus olhos, alguma empresa estará vendendo os seus dados pessoais.

Se você piscar os seus olhos, alguma empresa estará vendendo os seus dados pessoais.

É por isto que a França, que parece sempre estar na vanguarda de discussões, está propondo que haja um imposto para o uso de dados dos internautas. Estas discussões de “como vamos cobrar as grandes empresas da internet” surgem com grande frequência, pois há uma preocupação muito grande com a tributação de impostos destas empresas. Serviços baseados em internet acabam levando boa parte de sua renda apenas para alguns poucos países.

Esta discussão ainda vai longe, pois envolveria outros problemas. Como por exemplo:

  • Para quem vai este imposto? Governo ou para os internautas?
  • Se os dados utilizados são do usuário, não seria uma opção deste internauta oferecer os seus dados em troca de serviços gratuitos? (que é basicamente o que acontece hoje em dia, mas ainda não é uma opção)
  • Todos os dados seriam cobrados? Apenas dados privados?
  • Todas as empresas devem pagar o imposto? Mesmo aquelas pequenas startups?

Enquanto não respondermos estas perguntas, provavelmente estaremos longe de achar alguma solução viável para todos.

PUBLICADO POR

Dennis Altermann

Fundador-Editor aqui no blog Midiatismo, trabalhando com marketing digital na DuPont Pioneer do Brasil. Entusiasta e estudioso nas áreas de comunicação, cultura, comportamento e tecnologias digitais.

Novidades e atualizações, direto em seu e-mail