O uso das fanpages do ::tag(“facebook”,”Facebook”):: é uma atividade que se torna cada vez mais comum no ::tag(“brasil”,”Brasil”)::, afinal, a rede social está em expansão dentro do país. Alguns analistas afirmam que a rede social deve ultrapassar o ::tag(“orkut”,”Orkut”)::, atual ::tag(“rede-social”,”rede social”):: líder do país, em número de usuários dentro do ::tag(“brasil”,”Brasil”):: ainda neste ano.
Já falamos sobre a ::aqui(“https://www.midiatismo.com.br/o-marketing-digital/qual-a-importancia-da-presenca-oficial-de-marcas-dentro-das-redes-sociais”,”importância da presença oficial de marcas nas redes sociais”)::. Como você pode ver, a presença online é importante, mas também deve ser feita com cuidado. Assim como em qualquer outra ::tag(“midia-social”,”mídia social”)::, a presença dentro do ::tag(“facebook”,”Facebook”):: deve ser planejada, uma empresa não deve criar/administrar uma presença online de qualquer forma.
1 – Divulgue em seu site/blog:
O principal modo de conseguir fans é saber identificar quem é seu público-alvo. Qualquer empresa deve saber que se existe alguém procurando ou frequentando seu site/blog, está pessoa provavelmente estará interessada no que você tem para oferecer no Facebook também.
Existem diferentes formas de fazer esta divulgação dentro do site/blog, mas uma das melhores é com certeza utilizando o widget oferecido pelo Facebook.
2 – Divulgue entre os seus contatos:
A primeira ação a fazer após configurar a sua página é divulgar ela dentro da sua base de contatos. Para isto é interessante recomendar a página para seus amigos no ::tag(“facebook”,”Facebook”)::, enviar um e-mail para os seus clientes avisando sobre o novo canal de comunicação e no ::tag(“twitter”,”Twitter”):: (ou outra ::tag(“rede-social”,”rede social”):: que a empresa esteja presente).
3 – Trabalhe em abas personalizadas:
Já comentamos aqui anteriormente sobre ::tag(“landing-pages”,”landing pages”):: e o uso delas dentro do ::tag(“facebook”,”Facebook”)::, inclusive fizemos um post sobre como construi-lás.
As abas personalizadas podem ser usadas de diversas formas, dependendo da necessidade de cada marca/empresa. Você pode investir na divulgação de vídeos, oferecendo uma aba entregada ao ::tag(“youtube”,”Youtube”)::, por exemplo. Também é possível oferecer uma pequena página com alguns produtos e deixar que os usuários “curtam” e divulguem seus produtos.
4 – Faça sorteios e promoções:
Muito comuns na internet, sorteios através de mídias sociais podem ajudar a divulgar a sua marca e deixar com que o efeito viral se encarregue de trazer novos fans.
5 – Poste com qualidade e frequência:
Uma dica que deve ser seguida para qualquer mídia social corporativa que pretende conseguir mais leitores. Poste com alguma frequência e mantenha ela o máximo possível.
O grande problema com muitas empresas que lançam conteúdo online é que elas postam 20 coisas em um dia e ficam outros 15 dias desaparecidas. Aprenda a manter uma regularidade, as empresas devem evitar surpreender negativamente neste sentido. Alguns dias sem postar nada pode significar a perda permanente de um leitor.
Lembre-se de que tão importante quanto a frequência é a qualidade do que esta sendo postado. Sim é fundamental evitar ficar sem postar, mas postar algo ruim consegue ser ainda pior. A questão não é postar 100 vezes por dia, mas sim ter uma periodicidade que faça com que os leitores a entendam e esperem que ela seja seguida.
6 – Anuncie no Facebook:
Uma possibilidade que pode trazer muito retorno para qualquer fanpage é uso da publicidade, melhor ainda se ela for diretamente dentro do ::tag(“facebook”,”Facebook”)::.
Algumas empresas (e personalidades) já adotaram esta estratégia para adquirir mais fans desta forma.
Quanto mais você investir melhor, lembre-se que os anúncios dentro do ::tag(“facebook”,”Facebook”):: podem ser bem segmentados e por isso você tem a chance de atingir exatamente o seu público alvo. Mas para que o seu dinheiro seja bem investido lembre-se de encontrar profissionais qualificados para fazerem este serviço para você.