Venda do Twitter e a nova Bolha da Internet.

Quem acompanha as notícias sobre mídias sociais e/ou esta sempre acessando o Midiatismo deve ter visto que essa semana o Twitter teria conversado com Google, Facebook e algumas outras empresas sobre o a possibilidade de o microblog ser vendido, como noticiamos aqui.

Apesar de serem rumores, os valores poderiam chegar até 10 bilhões de dólares.

Acompanhando está notícia de uma possível venda do Twitter também apareceu na mídia a afirmação de Eric Schmidt, que acredita que poderíamos estar presenciando uma segunda bolha da internet, uma “bolha 2.0” (para quem não entendeu, leia sobre “a bolha ponto com“)

Seguindo as palavras de Eric Schmidt e fazendo uma reflexão sobre a atualidade temos que entender (e até concordar) o que foi dito por ele, afinal, as especulações em torno da compra do Twitter chegariam a 10 bilhões de dólares, um valor muito maior do que a estimativa de receita do microblog em 2011 (cerca de US$110 milhões) . Se os rumores se confirmarem, podemos ver que Google e Facebook acreditam que a aquisição da ferramenta traria muito retorno, mas será que ia?

Eu confesso que acharia uma ótima ideia para a empresa Twitter ser vendida, pois acredito que vai demorar muito para o microblog ter um plano de negócios rentável, ainda mais levando em conta o suposto valor oferecido. Por outro lado, eu acho ruim para o serviço Twitter, que pode ser “estragado” caso seja incorporado ao Google ou Facebook.

Apesar de gostar bastante do Facebook eu preferiria que o Twitter fosse comprado pela Google. O lado ruim é que pode tornar o negócio “monopolizado” e perder um pouco da ideia, mas por outro lado devemos lembrar que este serviço provavelmente ganharia integração com diversos outros serviços Google, o que tornaria muitas coisas melhores e mais fáceis. Também não podemos esquecer que a ferramenta teria uma parte técnica melhor, ou seja, você iria ver a baleia do Twitter com menos frequência (provavelmente aconteceria o mesmo se fosse comprado pelo Facebook).

PUBLICADO POR

Dennis Altermann

Fundador-Editor aqui no blog Midiatismo, trabalhando com marketing digital na DuPont Pioneer do Brasil. Entusiasta e estudioso nas áreas de comunicação, cultura, comportamento e tecnologias digitais.

Novidades e atualizações, direto em seu e-mail