HTML5 é o futuro dos jogos online?

Desde a chegada do HTML5 tem se falado muito sobre a sua possibilidade de substituir o Adobe Flash. Concordo que mesmo que ele tenha potencial tecnológico para isso, ele precisa também ter a possibilidade de ser acessível a todos os internautas.

Não estou dizendo que o HTML5 vai matar o Flash, mas temos que concordar que ele tem potencial para roubar boa parte do mercado do player da Adobe. Afinal, com a chegada do HTML5 surgem diversas possibilidade que em Flash só poderiam ser imaginadas nos trabalhos mais complexos possíveis, bom, pelo menos é essa imagem que está sendo vendida.

Mas o que tudo isto tem a ver com os jogos online?

Hoje em dia a maioria dos browser games, esses mais comuns que são disponibilizados diretamente para o navegador, como do MiniClip, Colheita Feliz e etc são geralmente feitos utilizando a tecnologia Adobe Flash.

Lembre-se da diferença de peso.

Muitas vezes quando vamos jogar estes “simples” joguinhos online, temos que esperar alguns segundos (quando não são minutos) até começar a jogar.

Com a recente evolução do mercado de navegadores (principalmente agora que existem diversos concorrentes), vai fazer com que surjam ferramenta cada vez mais poderosas. Este evolução de navegação vai estar agregada com o uso do HMTL5, que teoricamente pode possibilitar fazer muita coisa apenas com códigos, deixando o jogo mais leve e mais fácil de acessar (já que os navegadores estão cada vez melhores).

Imagine as possibilidades ligadas a mobilidade.

Sempre falamos muito aqui sobre o poder da mobilidade e como o mercado de dispositivos móveis está crescendo. Bom, para os jogos voltados a dispositivos móveis também podemos pensar em HTML5, quem sabe poderemos ver um jogo sendo jogado em seu desktop, em seu tablet e terminado em seu smartphones? Sempre continuando o seu jogo e podendo interagir com ele da mesma forma, sem perder todos os seus pontos apenas por trocar de computador ou coisa parecida.

Sim, tudo isto vai depender do suporte ao HTML5 pelos aparelhos, mas não estamos tão longe assim de ter um suporte completo nos principais aparelhos. Por outro lado também podemos pensar nessa possibilidade para o Flash, falta as empresas mostrarem mais interesse.

Pense como uma grande evolução do gaming via streaming.

Já falei aqui sobre ::aqui(“https://www.midiatismo.com.br/comunicacao-digital/streaming-no-brasil-uma-solucao-contra-a-pirataria”,”Streaming no Brasil: Uma solução contra a pirataria?”)::. Pegando embalo nisto podemos falar também sobre o uso do streaming para os games, como aqueles que já são jogados através de redes sociais, Colheita Feliz, CityVille, etc.

A partir dos jogos em HTML5 poderemos acessá-los com muito mais facilidade, dando mais poder ao jogo via streaming e fazendo este mercado crescer.

O que isso muda para as marcas?

O HTML5 vai abrir um enorme leque de possibilidades para sites ainda mais interativos, aproveitando todas as possibilidades desta novidade. Para a área de jogos, talvez torne melhor e mais fácil a criação de ::aqui(“https://www.midiatismo.com.br/o-marketing-digital/jogos-sociais-publicidade-branded-social-games”,”branded social games“)::, aqueles jogos patrocinados, criados com o objetivo de fazer a marca interagir com o consumidor.

Alguns exemplos de jogos em HTML5 e etc:

::aqui(“http://www.chromeexperiments.com/detail/biolab-disaster/”,”Biolab Distaster“)::
Com gráfico simples, é um belo jogo em 2D que carrega rápido, com certeza da para perder muito tempo se divertindo.
(Necessita navegador atualizado. Firefox 4 Beta, Opera 11 ou Google Chrome 9)

Exemplo de jogo em navegador sem utilizar Flash

Exemplo de jogo em navegador sem utilizar Flash

::aqui(“http://www.chromeexperiments.com/detail/onslaught-arena/?f=”,”Oslaught! Arena“)::
Com estilo clássico de Super Nintendo e Game Boy esse jogo é muito divertido e simples, foi um dos melhores jogos de navegador que eu já joguei.
(Necessita navegador atualizado. Firefox 4 Beta, Opera 11 ou Google Chrome 9)

Ótimo jogo online que não utiliza tecnologia Flash

Ótimo jogo online que não utiliza tecnologia Flash

PUBLICADO POR

Dennis Altermann

Fundador-Editor aqui no blog Midiatismo, trabalhando com marketing digital na DuPont Pioneer do Brasil. Entusiasta e estudioso nas áreas de comunicação, cultura, comportamento e tecnologias digitais.

Novidades e atualizações, direto em seu e-mail