Spoleto: Você pode processar, você pode ignorar ou você pode fazer um vídeo resposta.

Quantas piadas e vídeos sobre empresas (diretamente ou indiretamente) vocês viram pela internet? Eu imagino que, assim como eu, você tenha visto vários. Muitas vezes essas discussões ficam no limbo, já que acabam sendo ignoradas. Algumas tomam rumos complicados, incluindo processos e pedidos judicias para remoção do conteúdo. Mas dessa vez foi diferente.

No começo do mês de Agosto o pessoal do “Porta dos Fundos” resolveu fazer um vídeo satirizando os fast-foods, mais precisamente aqueles que você deve “montar” o que vai querer em seu prato. E para ser ainda mais direto, se tratava de comida italiana.

A Spoleto, uma das principais redes de culinárias italiana do Brasil, logo entendeu que o vídeo falava deles, mesmo sem apontar a marca diretamente em momento algum. O primeiro vídeo foi publicado no Kibe Loco no dia 13 de Agosto. Já vimos casos semelhantes e muitos deles acabam em processo (mesmo que isso não resolva nada e acabe dando mais atenção ao caso). A empresa, ao invés disso, resolveu investir em algo inusitado. Pediu para que o nome do vídeo fosse alterado para “Spoleto” ao invés de “Fast-Food” (nome original do vídeo).

E, para complementar o pedido inusitado, patrocinaram o canal do Porta dos Fundos (http://www.youtube.com/portadosfundos) e ainda pediram um novo vídeo, uma continuação da primeira história. E posso dizer, o segundo vídeo é ainda mais engraçado. Não se preocupe, não é aquela coisa “coxinha“, “clichê” de sempre.

Patrocínio da Spoleto no canal do Youtube

 

Confira as duas produções e tire as suas próprias conclusões:

[youtube http://www.youtube.com/watch?v=Un4r52t-cuk]

[youtube http://www.youtube.com/watch?v=ebe-3s4TLfQ]

PUBLICADO POR

Dennis Altermann

Fundador-Editor aqui no blog Midiatismo, trabalhando com marketing digital na DuPont Pioneer do Brasil. Entusiasta e estudioso nas áreas de comunicação, cultura, comportamento e tecnologias digitais.

Novidades e atualizações, direto em seu e-mail