Não, o Facebook não está investindo em banners tradicionais. Malditos adwares!

Não faz muito tempo que um dos colaboradores do Midiatismo comentou comigo que o Facebook estava testando banners tradicionais (300×250, 728×90 e outros formatos comuns) na sua página inicial. Na época eu percebi que o problema era com o computador dele, não com o Facebook. Ele disse que mais gente confirmou a história, mas não todo mundo.

Recentemente percebi mais pessoas comentando o mesmo problema e resolvi estudar um pouco melhor. Descobri que o problema é um pouco mais antigo também. Muitos sites inclusive veiculam como sendo um formato em testes da empresa, já que praticamente todos os dias há um formato novo sendo testado por eles.

Realmente, o Facebook não está investindo em formatos tradicionais e quadrados de banners. Mas como as pessoas estão vendo estes banners então? Histerismo coletivo? Não! Provavelmente é um vírus/malware mesmo (esse é o momento em que você deve se preocupar, caso tenha visto algo semelhante a imagem abaixo).

Exemplo de adware no Facebook.
Clique para ampliar.

Como isso funciona?

Ao que tudo indica, alguns “espertalhões” perceberam que uma boa forma de conseguir dinheiro é espalhando vírus que colocam banners dentro da navegação do usuário. Estes malware/vírus atingem o computador (ou navegador) da pessoa e identificam quando a pessoa está navegando em determinados sites, então ele automaticamente adiciona banners próprios.

Ou seja, os banners que os usuários estão vendo não estão dentro do Facebook, estão dentro do navegador do usuário. Quando você clica, quem ganha dinheiro é o cracker (posso chamar de ladrão?) e não o Facebook. Além de perigoso e prejudicial ter estes códigos maliciosos dentro do seu computador, você pode acabar colocando a culpa no Facebook.

Esta ameaça é conhecida como “Adware“, uma união entre “ad” (do inglês “anúncio”) e “malicious software” (do inglês “aplicação maliciosa”, também conhecido como malware).

Como remover?

Melhor que remediar, é prevenir. Mantenha o seu antivírus sempre atualizado. Recomendo também que você faça um “checkup” no seu computador usando um antivírus atualizado e também um antispyware. Eu recomendo usarem um Avast, AVG ou antivírus semelhante e sempre atualizado. E antispyware eu recomendo o Spyware Terminator, também gratuito.

Estes problemas são geralmente vistos apenas em computador com Microsoft Windows. Você pode usar sistemas mais seguros, como o Mac OS da Apple ou alguma distribuição Linux (Ubuntu, Fedora, etc).

O Facebook já tem uma sessão no seu fórum de ajuda sobre o assunto, você pode conferir aqui.

No fórum de ajuda eles colocam a culpa em complementos (também chamados de plugins, extensões e/ou addons), principalmente aqueles que oferecem alterações na cor do Facebook ou alteram o visual de alguma página. Portanto, segundo eles, você deve apenas remover estes complementos.

PUBLICADO POR

Dennis Altermann

Fundador-Editor aqui no blog Midiatismo, trabalhando com marketing digital na DuPont Pioneer do Brasil. Entusiasta e estudioso nas áreas de comunicação, cultura, comportamento e tecnologias digitais.

Novidades e atualizações, direto em seu e-mail