Categorias
Isso Muda os Seus Negócios

Qual o futuro dos impressos?

Mídias impressa e mídia digitalQuando foram lançados os primeiros portais de notícias as pessoas diziam ser o fim dos jornais impressos. Quando foram lançados os primeiros e-readers falaram no fim do material impresso. Como podemos notar nestas duas últimas afirmações sempre que surgiam novas tecnologias aparecia alguém para falar que elas destruiriam as mídias tradicionais de sua época. Que há uma diminuição na circulação de material impresso em geral, não há dúvida, mas isto me faz lembrar de um ditado muito conhecido: “Se não consegue vencer seu inimigo, junte-se a ele.” E como as mídias impressas devem se juntar com a web?
Mídias impressa e mídia digital
Ameaçados pela diminuição de circulação, a maioria dos impressos teve que se adaptar as novas mídias, não estamos falando apenas de criar um blog/site, mas trazer uma interação total. O futuro dos impressos não é acabar e  se isto acontecer, ainda vai demorar muito. As pessoas estão acostumadas a ler o impresso e boa parte da população ainda acha desconfortável ler através de utilitários eletrônicos.
Entre as formas mais comuns de convergência entre a web e os impressos são os site, blogs e microblogs. Boa parte das revistas e jornais hoje em dia já tem seu Twitter, blog ou até mesmo portal de notícias online, trazendo notícias aos internautas em tempo real. Cada dia vejo isto acontecer de diferente formas, em revistas como a W por exemplo, praticamente toda matéria traz um link no bit.ly contendo mais informações ou entrevistas disponíveis na internet.

Qr Code para www.Midiatismo.com.br
Qr Code para endereço do Midiatismo

Ainda há, embora não muito utilizado no Brasil, o QR Code, uma espécie de código de barras que ao ser fotografada com celular com decodificador (que pode ser baixado como aplicativo) traduz aquela imagem em texto, tendo seu uso principal para links.
O futuro dos impressos não é ser extinto, mas sim se convergir e utilizar a web a seu favor, alguns estão sabendo fazer isso muito bem. O número de leitores de impressos está e vai continuar diminuindo sim, mas isto não significa perda de leitores, significa que eles estão adquirindo conteúdo de diferentes formas.

Por Dennis Altermann

Criei este blog para compartilhar alguns conteúdos relevantes sobre comunicação digital e o impacto dos meios digitais na sociedade. Aproveita para interagir comigo lá no Twitter @eu_Dennis