Porta dos Fundos, os próximos milionários.

Essa não é a primeira e nem será a última vez que o Porta dos Fundos aparece aqui no blog. Este que é o principal exemplo de canal profissional do Youtube fechou o seu primeiro ano de exibição com faturamento de 3 milhões de reais, segundo uma matéria que saiu na Folha recentemente.

Apesar de este valor ainda não tornar os cinco sócios milionários de verdade, é a prova de que a internet está crescendo como mídia e não é mais apenas com blogs que as pessoas vão ganhar dinheiro. Diversas empresas associaram as suas marcas com o canal Porta dos Fundos, como Spoleto, Fiat e algumas outras. Isso mostra que as marcas já estão vendo os canais no Youtube de uma forma muito mais profissional, o que, com certeza, agrega ainda mais valor para essa mídia.

porta-dos-fundos-banner

Na matéria da Folha ainda é levantada a questão de até onde a parceria entre Porta dos Fundos e Google vai, já que uma das principais fontes de renda do canal são os anúncios do Google. Quem trabalha com criação de conteúdo na internet e usa qualquer uma das ferramentas do Google sabe que são plataformas acessíveis, mas que depois de um determinado ponto não compensam mais. O caminho muito plausível seria a criação de seu próprio site, onde poderiam ganhar 100% da renda que fosse arrecadada com os vídeos, mas isto envolve muitos custos e com certeza traz outras diversas limitações. Mas um dos cinco sócios garante que estão satisfeitos com a plataforma, ao menos por enquanto.

Cada vez mais o Youtube se mostra como uma forte plataforma de publicação de conteúdo profissional, algo que vai muito além de vídeos de humor. São passos que o Youtube dá para se tornar, quem sabe, algo muito maior que a televisão tradicional. Dois importantes passos para isso já foram tomados, como o início dos canais pagos e também o YouTube Spaces, locais onde o Google oferece gratuitamente uma estrutura profissional para a geração de vídeos.

youtube-spaces

PUBLICADO POR

Dennis Altermann

Fundador-Editor aqui no blog Midiatismo, trabalhando com marketing digital na DuPont Pioneer do Brasil. Entusiasta e estudioso nas áreas de comunicação, cultura, comportamento e tecnologias digitais.

Novidades e atualizações, direto em seu e-mail