Por que o SEO e o PageRank estão matando o Google.

O Google chegou ao mercado com um buscador de visual clean, mais limpo, mas com resultados muito mais interessantes. Com o tempo, a empresa foi melhorando o seu sistema, sempre buscando oferecer melhores resultados em suas pesquisas. Foi a partir desta necessidade que surgiu o PageRank, um sistema que, de acordo com a empresa, ajuda a filtrar melhor os milhões de sites existentes.

Com esta ferramenta, que não é divulgada como funciona exatamente, a Google chegou ao topo dos sites de pesquisa, deixando para trás diversos concorrentes, como o Yahoo. Hoje a Google tem mais de 90% do market share do mercado de buscadores, reinando quase absoluta dentro das milhões de buscas diárias.
Todo este poder adquirido através dos anos, até o ponto que está agora, dominando o mercado, a Google atraiu interesse de muita gente e não é atoa que seu programa de publicidade, o AdWords, funciona tão bem. O número elevado de buscas também atraiu as empresas para o buscador, fez com que as pessoas percebessem a importância de se estar no Google. Você nunca ouviu alguém falar: “se não está no Google não existe!”?

Essa “necessidade” de estar na primeira página fez com que surgissem diversos profissionais preocupados em deixar os sites bem posicionados, dando espaço para a profissão de SEO, os “otimizadores para motores de busca”.

Com o tempo esta profissão começou a ganhar cada vez mais poder e hoje está ainda maior. A preocupação com SEO se tornou frequente para aquelas empresas que investem em websites.

Agora que você já entendeu o que é SEO vamos falar sobre o resultado que a Google vem conseguindo aos poucos com o seu PageRank.

Existem algumas buscas que você faz na internet hoje que diversas empresas já compraram espaço. Os outros poucos lugares que sobram no topo da lista, geralmente são empresas que pagaram muito caro para usar diversas técnicas de SEO (algumas até “ilegais”) para estarem lá, a frente de tantos outros resultados.

"Você está me julgando pelo meu PageRank, não?" #humor

“Você está me julgando pelo meu PageRank, não?” #humor

O que isso nos faz pensar é seguinte, será que o Google está nos ajudando a achar o que procuramos ou achar aqueles que estão investindo mais para estarem ali? Essa é uma questão que vem sendo muito discutida por quem trabalha com SEO e a própria Google já disse se preocupar com o “spam” nos resultados de busca, já avisou que esta constantemente trabalhando em sistema para deixar as buscas ainda mais objetivas.

Como já dissemos antes, a fórmula do PageRank nunca foi aberta, nunca teremos certeza como ele encontra e sugere os resultados. Provavelmente também a empresa esteja em constantes alterações, o que dificulta ainda mais para quem quer descobrir a fórmula secreta das buscas do Google.

PUBLICADO POR

Dennis Altermann

Fundador-Editor aqui no blog Midiatismo, trabalhando com marketing digital na DuPont Pioneer do Brasil. Entusiasta e estudioso nas áreas de comunicação, cultura, comportamento e tecnologias digitais.

Novidades e atualizações, direto em seu e-mail