No Brasil o Orkut ainda é uma ferramenta muito forte, principalmente nas classes C e D. O seu uso pode se dar tanto como canal de relacionamento com os clientes como para venda direta ou divulgação do produto. Apesar do que dizem, a rede social da Google deve sim ser considerada, já que mesmo com o crescimento do Facebook, o Orkut continua a ser líder dentro do país.
Devemos também lembrar que a Google já anunciou que estaria planejando uma nova rede social, mais competitiva com o Facebook e com isso especula-se que o serviço ira comportar todos os usuários do Orkut, começando assim, com uma rede social com um número elevado de usuários. Se as suposições estiverem corretas, uma empresa bem posicionada dentro do Orkut estará automaticamente bem posicionada dentro da possível nova rede social da gigante Google.
Um perfil bem cuidado ou uma comunidade bem moderada podem trazer retorno para qualquer empresa, obviamente lembrando que a empresa deve primeiro pesquisar se o seu público ainda está no Orkut e também para descobrir qual a melhor estratégia para se usar dentro da rede social mais popular do Brasil. Apenas situar-se dentro da rede social não vai trazer nenhum resultado, deve-se ficar de prontidão para interagir com todos e também aproveitar a ferramenta para mensurar a sua marca. Também é aconselhado que esteja sempre presente nas comunidades que você participa, sendo sempre prestativo e transparente.
Espero que agora você, dono de empresa ou profissional de comunicação, olhe o Orkut com outros olhos.
Categorias