Por que a internet tem boa influência?

Não importa o quanto a tecnologia evolua, a conversa pessoal sempre terá mais efeito para vender um produto. Essa influência é ainda maior conforme a intimidade que as pessoas tem entre si. Assim que a internet começou a crescer entre a população, algumas empresas viram e começaram a investir nesta nova ferramenta e hoje não se arrependem. Mas por que a internet é tão importante? Por que ela seria tão mais importante que as outras mídias? A resposta é simples: Ela é mais importante porque é a mídia mais interativa e pessoal.


A internet é praticamente o único meio de comunicação que conseguiu (por enquanto) misturar a interatividade com a comunicação interpessoal, duas fórmulas que juntas aumentam, e muito, o poder de viralização de qualquer mensagem. Essa nova forma de comunicação “pessoal” deixou a internet com status muito forte na hora de compras, seja recebendo anúncio avaliado por um amigo, procurando no Google pela verdade sobre os produtos, antes de comprá-los ou usando a internet para reclamar de um produto/serviço que não o deixou satisfeito.

 

Com o botão de “curtir”, o Facebook está tornando essa relação cada vez melhor e mais forte. Nos EUA praticamente todo grande site já tem seu botão de curtir e isso gera muita diferença na hora de divulgar qualquer coisa. Se alguém chega e fala sobre o produto X através da televisão ou de um meio impresso e do outro lado você tem seu amigo espalhando para todos os seus contatos que o produto Y é muito bom, pois já usou e recomenda a todos. Com certeza você vai dar mais valor para aquele que você conhece. Afinal, ele não esta tentando te vender nada, esta apenas recomendando um produto que ele gostou e isso torna tudo mais pessoal. No momento que você pede mais informações ao seu amigo e entra em blogs e comunidades sobre o produto você está exercendo uma interação com ambos.

Existe alguém que ainda acha que internet não é importante?

PUBLICADO POR

Dennis Altermann

Fundador-Editor aqui no blog Midiatismo, trabalhando com marketing digital na DuPont Pioneer do Brasil. Entusiasta e estudioso nas áreas de comunicação, cultura, comportamento e tecnologias digitais.

Novidades e atualizações, direto em seu e-mail