5 razões para autores terem um blog

Já se foi o tempo em que autores apenas precisavam de um lápis e um pouco de sorte. Nos dias de hoje praticamente todos podem usar a internet como ferramenta de trabalho, até mesmo autores. Além dos cases de sucesso, como o de “a batalha do apocalipse” que usou basicamente a internet como única forma de divulgação e usando os canais certos obteve estrondoso resultado. Se você ainda não se convenceu da importância, deixo aqui algumas razões para autores prestarem mais atenção em blogs e na internet.

1 – Canal de venda online

Os blogs se tornaram ferramentas muito flexíveis e fáceis de utilizar. Por exemplo, você pode usar uma plataforma de WordPress e nela integrar um sistema de comércio eletrônico, então, aquela pessoa que lê o seu livro ou blog, agora pode comprar o livro diretamente do seu site. Uma opção também seria usar o blog para direcionar para sites que vendam o seu livro, como Submarino e Saraiva.

2 – Conectar com sua audiência

Sua audiência vai muito além de apenas leitores e fãs. Com um blog em mãos você pode conhecer e chegar até, através de redes de contatos, editores, agentes literários e outros autores para trocar informações e construir uma rede de contatos de profissionais que podem um dia lhe ajudar e dar suporte para seus futuros livros. Lembre-se, hoje em dia uma rede de contato é cada vez mais importante.

3 – Turbine as vendas de livros

Como autor você deve ter facilidade para achar ideias para escrever posts. Você também pode usar o seu livro para gerar centenas de tópicos para posts. Uma ideia interessante seria usar um trecho do livro e expandi-lo, podendo dar mais profundidade para sua história e para todos seus personagens. O autor pode divulgar através do blog textos sobre sua futura obra, como teaser para incentivar as vendas. Existem infinitas possibilidades para blogs de autores.

4 – Aproveitar o poder dos motores de busca

Os principais buscadores, ou motores de busca (Google e Bing), estão continuamente procurando por novo conteúdo, se atualizando regularmente. Sempre que você coloca um conteúdo na internet, um “robô” vai vir e indexar o seu conteúdo na internet. Isto faz com que a pessoa seja mais “achável” dentro da internet e isso aumenta a sua exposição. Pessoas vão encontrar mais informações sobre você e tudo isso com maior facilidade de poder acompanhar o trabalho que você está produzindo.

5 – Estimular a conversa com os leitores

Blogs não são ruas de mão única, como a maioria das mídias de massa. O sistema de comentários abre espaço para os leitores compartilharem os seus feedbacks, o seu retorno, pensamentos e ideias, tanto positivas como negativas. Participando de um dialogo junto aos leitores é uma ótima forma de aprender como melhorar os próximos livros do autor.

Se você é autor, profissional ou amador, não perca tempo e faça já o seu blog, seja qual a plataforma que você prefira, o faça logo. Você pode estar perdendo sua grande chance.

Adaptação do Social Media Today

PUBLICADO POR

Dennis Altermann

Fundador-Editor aqui no blog Midiatismo, trabalhando com marketing digital na DuPont Pioneer do Brasil. Entusiasta e estudioso nas áreas de comunicação, cultura, comportamento e tecnologias digitais.

Leia mais sobre
, , ,
Novidades e atualizações, direto em seu e-mail