Os paparazzi digitais: Uso da nova web para perseguir celebridades

Sempre estamos falando das revoluções que internet e mídias sociais estão causando em nossa sociedade e mercado. No jornalismo, por exemplo, já se fala em fim do jornal de papel, MOJO (jornalismo mobile), jornalismo digital, jornalismo colaborativo e várias outras definições.

Agora, graças a ferramentas como o Twitter, vemos mais uma profissão sendo repensada. Os paparazzi, terror e literalmente seguidores de celebridades (ou nem tanto). Essa profissão que lota as redações das revistas de fofoca, hoje ganha uma novidade, vou chamar aqui de Paparazzi Colaborativo.

A partir do momento que as pessoas tem uma ferramenta como o Twitter em mãos, ela automaticamente se torna uma paparazzi em potencial. Usando a mesma lógica do jornalismo colaborativo, onde as pessoas, graças aos seus celulares, smartphones e câmeras digitais, passam de receptor para emissor da notícia.

A realidade de uma pessoa que participa do fato e a partir de determinado momento começa a reportá-lo, da mais credibilidade sobre o fato do que uma pessoa que o enxerga de fora. No universo de paparazzi colaborativo a lógica continua a mesma e as pessoas acabam se alimentando, ao mesmo tempo em que alimentam a rede de fofocas.

Encarando essa realidade, a Scoopler resolveu criar o JustSpotted.com que vem dando muito o que falar. O objetivo é utilizar o poder colaborativo que todas pessoas tem, para que estas utilizem suas câmeras digitais e smartphones para trazer novidades sobre celebridades e ter o seu espaço como paparazzi.

Just Spotted. O portal do paparazzi colaborativo.

Seguindo este mesmo pensamento, saiu uma matéria no Fantástico recentemente que falava sobre o modo como as fãs de Crepúsculo e do Jonas Brothers conseguiam acompanhar seus ídolos usando o Twitter.

PUBLICADO POR

Dennis Altermann

Fundador-Editor aqui no blog Midiatismo, trabalhando com marketing digital na DuPont Pioneer do Brasil. Entusiasta e estudioso nas áreas de comunicação, cultura, comportamento e tecnologias digitais.

Novidades e atualizações, direto em seu e-mail