O que leva o consumidor a “curtir” uma empresa?

Uma recente pesquisa com o povo norte-americano questionou o que levaria o consumidor a “curtir” a página de uma empresa no Facebook, semelhante a pesquisa já feita sobre “Por que seguimos marcas no Twitter“. No topo desta lista ficou um dado que de minha parte já era esperado, 40% das pessoas disseram “curtir” uma empresa esperando ganhar descontos e promoções. Entre as perguntas, a que obteve a pior porcentagem (13%) foi sobre a interação com a empresa (oferecer ideias e feedback).

 

Tradução:

  • 40% – Para receber descontos e promoções
  • 39% – Para mostrar meu suporte a companhia para os outros
  • 36% – Para receber brindes (cupons, amostra grátis)
  • 34% – Ficar informado sobre as atividades da empresa
  • 33% – Para ficar sabendo de futuros produtos
  • 30% – Para ficar sabendo de novas vendas
  • 29% – Por diversão ou entretenimento
  • 25% – Ter acesso a conteúdo exclusivo
  • 22% – Porque alguém recomendou
  • 21% – Para conhecer melhor a companhia
  • 13% – Para entender melhor o conteúdo da empresa
  • 13% – Interagir (compartilhar ideias e oferecer feedback)

O consumidor que se conecta através de qualquer mídia social com uma empresa, em geral, espera algo em troca, brindes e/ou interação. As empresas que sabem dar e usar esse retorno a seu favor, crescem muito dentro destas ferramentas sociais.

E o que leva você a “curtir” uma empresa no Facebook?

Pesquisa divulgada no Penn-Olson

Resultado da pesquisa interna:

  • Para receber descontos e promoções (53%)
  • Interagir (ex. compartilhar ideias e oferecer feedback) (40%)
  • Para ficar sabendo de futuros produtos (40%)
  • Para receber brindes (ex. cupons, amostra grátis) (40%)
  • Ficar informado sobre as atividades da empresa (33%)
  • Ter acesso a conteúdo exclusivo (27%)
  • Mostrar seu suporte a empresa para os outros (20%)
  • Por diversão ou entretenimento (13%)
  • Para saber mais sobre a empresa (7%)
  • Por recomendação de alguém (7%)
  • Para entender melhor o conteúdo da empresa (7%)
  • Para ficar sabendo de novas vendas (0%)

PUBLICADO POR

Dennis Altermann

Fundador-Editor aqui no blog Midiatismo, trabalhando com marketing digital na DuPont Pioneer do Brasil. Entusiasta e estudioso nas áreas de comunicação, cultura, comportamento e tecnologias digitais.

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