O que fazer com uma página que usa a sua marca de forma não oficial?

trademark-infringment-facebook-fan-page-form

A popularidade do Facebook no Brasil tem trazido um problema muito complicado para as empresas , como gerenciar o uso não oficial de sua marca? Um problema que já atingiu muitas marcas grandes, hoje também atinge empresas menores.

O problema das páginas usando o nome de sua marca de forma não oficial são comuns hoje em dia e causam muitas dúvidas em quem representa oficialmente aquela marca. Caso você encontre alguém usando alguma de suas marcas em uma página do Facebook, o que fazer?

Existem basicamente três caminhos possíveis em um caso desses, pretendo explorar melhor cada um deles nos próximos parágrafos.

  • Conseguir acesso como administrador da página;
  • Pedir a remoção da página;
  • Aceitar que outra pessoa use a sua marca;

Como conseguir acesso de administrador de uma fan page alheia

Posso lhe adiantar que não há uma forma de conseguir acesso a uma conta através da força, ou seja, entrando em contato com o Facebook ou coisa parecida. Mesmo que você prove ser o detentor dos direitos autorais de uma marca, você não pode “tomar conta” de uma fan page de outra pessoa, portanto, a melhor forma de você conseguir acesso ao administrador da página é entrando em contato com o dono daquela página.

A ideia de entrar em contato é conversar com quem fez aquela página e explicar porque você gostaria de ter controle daquela página. Isso pode ser feito de várias formas, mas eu recomendo uma conversa sincera de forma que torne tudo mais fácil. Caso a pessoa não colabore e você também não tenha interesse em hackear o computador dela – o que seria crime, você pode partir para o próximo item da lista.

Caso você consiga acesso ao administrador da fan page, poderá tentar uni-lá com uma página já existente, como explicamos neste outro post.

Como solicitar a remoção de uma página que usa indevidamente a sua marca

A atitude mais extrema nesta situação é pedir que o Facebook remova a página. Felizmente isso é possível e infelizmente as vezes vai ser a única maneira de resolver o problema.

Para conseguir remover a página, você pode denunciar e pedir que outras pessoas denunciem a página por uso indevido de uma marca ou você pode entrar em contato com o Facebook através deste formulário, onde você deve ler atentamente as instruções e enviar a solicitação de remoção. Caso você entre em contato através do formulário, você provavelmente vai precisar do número de registro da marca e toda esta documentação, então prepare-se.

Caso você não tenha uma marca registrada, mas já utiliza aquela marca, você pode tentar usar o mesmo formulário, mas infelizmente não é possível garantir que irá dar certo.

Você pode ler mais sobre marcas registradas e uso indevido de propriedade privada nesta página do Facebook.

Se o Facebook não ajudar e você tiver o registro da marca em mãos, poderá ir atrás de um advogado e buscar os direitos legais de sua marca.

Conversar, aceitar e continuar a vida – mas sempre monitorando

A outra possibilidade que sobra, caso você não consiga acesso a administração da página e nem pode (ou quer) que ela seja deletada, você pode simplesmente aceitar a existência daquela comunidade de pessoas e acompanhar de fora, interagindo quando possível.

Para este caso, é importante entrar em contato com os administradores da página e tentar interagir de alguma forma oficial e solicitar que os administradores da página deixem claro que apesar de aquela página ser sobre a empresa, ela não é uma presença oficial e nem deve ser encarada como tal.

Neste caso, é fundamental que você faça um monitoramento continuo para ter certeza que aquela página não está danificando a imagem de sua marca.

PUBLICADO POR

Dennis Altermann

Fundador-Editor aqui no blog Midiatismo, trabalhando com marketing digital na DuPont Pioneer do Brasil. Entusiasta e estudioso nas áreas de comunicação, cultura, comportamento e tecnologias digitais.

Novidades e atualizações, direto em seu e-mail