O uso de siglas dentro do mundo digital é super comum, todo dia aparece uma nova forma de reduzir aqueles termos que fazem parte da nossa vida. Nos últimos tempos vem se falando muito de SEO, junto apareceu SEM que é parecido com o SMM, assim como o SEO é parecido com o SMO. Entendeu? Calma. Depois de ler o resto do post você vai entender melhor.
Essa semana chegou a seguinte pergunta pelo Formpsring “SMM, SEM, SMO e SEO. Qual a diferença?”, percebi que essa grande quantidade de letras causa muita confusão, então achei muito melhor fazer um post sobre o assunto do que tentar apenas responder dentro do nosso Formspring.
SEO: A mais comum entre as siglas, acrônimo de Search Engine Optmization que é geralmente traduzido como “Otimização para Mecanismos de Busca”. O principal objetivo é melhorar o posicionamento de qualquer tipo de website dentro dos mecanismos de busca como Google, Bing, Altavista, Yahoo Search, etc. Através de diversas estratégias, o principal objetivo seria deixar um site no primeiro lugar da busca quando se procura por termos relacionados a ele, como por exemplo quando você procura por cerveja no Google você vai receber o site de algumas marcas específicas antes das outras. Update (25/06): Porque o SEO é importante?
SMO: O Social Media Optimization, traduzido como “Otimização de Mídias Sociais”, é um dos dois métodos de otimização de websites, o outro é o SEO mostrado à cima. O objetivo ´aumentar a quantidade de visitantes únicos dentro de qualquer mídia social através de diversas estratégias, como adicionar a possibilidade de o conteúdo ser compartilhado, facilitar a interação do usuário, etc.
SEM: Assim como o SEO, o SEM também é ligado aos mecanismos de busca. Search Engine Marketing ou em português “Marketing para Ferramentas de Busca” é um conjunto de ações que tem como objetivo melhorar a visibilidade de websites nos mecanismos de busca. Utilizando como estratégia o próprio SEO, além dos links patrocinados e outras ferramentas. O link patrocinado pode ser visualizado no exemplo da procura por cerveja no Google, em que o primeiro resultado é a Skol, que paga a Google para ser o primeiro resultado.
SMM: Social Media Marketing, ou Marketing de Mídias Sociais em português, é a área responsável por toda estratégia de marketing dentro das mídias sociais. Sigla recente que apareceu como mais uma ramificação da área de marketing, tem como objetivo criar conteúdo de qualidade e encorajar os leitores a compartilhar o seu conteúdo pela web.
Alguns escritores e/ou estudioso da área da comunicação digital algumas vezes dão uma visão diferente sobre estas mesma siglas, mas em geral sempre mantendo o mesmo objetivo final.
Categorias