O crescimento da internet é um fenômeno. A busca por soluções de comunicação online vem junto como uma das principais preocupações das grandes empresas. Mas, ainda estamos em fase de transição e, pelo menos por enquanto, as empresas devem saber relacionar muito bem as ações de marketing online e offline.
O grande tropeço de muitas empresas ainda é achar que apenas um universo, seja online ou offline, deve ser usado. A verdade é que já estamos em um ponto da transição que o uso de ambas as estratégias são fundamentais para o sucesso de qualquer campanha. Ainda vivemos à sombra do sucesso de Barack Obama, talvez o primeiro case a fazer grande uso e tirar proveito desta relação on e off.
O que o mercado ainda sente falta é justamente um profissional que possa desempenhar essa função “multi-realidade”. Enquanto as faculdades formam o profissional focando, em geral, no offline, aqueles profissionais que procuram aprender de forma autodidata e/ou através de especializações acabam muitas vezes focando demais no mundo digital.
Independentemente da profissão, é importante que qualquer professor mostre a realidade: a web vem se tornando ferramenta cotidiana em qualquer área do conhecimento. Apesar disso, não podemos aposentar todo o mundo tradicional que estamos acostumados. Muitas vezes preparar esse aluno apenas para o mundo offline faz com que esse profissional já saia em um mercado saturado com um conhecimento defasado.
O mais importante agora não é ser um expert, um guru do mundo online, mas saber unir a força que a comunicação tradicional tem com a interação das novas mídias.
Categorias