Marketing Digital para complementar as mídias offline.

Desde que a utilização do marketing digital começou a se expandir no mercado de comunicação nacional, vemos muitos profissionais da área se perguntando se as novas mídias vieram para acabar com a mídia offline, também chamadas de mídias tradicionais.

A resposta mais simples e mais óbvia é OBVIAMENTE NÃO. O futuro da publicidade, por exemplo, é ser convergente. Precisamos parar de transformar todo novo paradigma em um matador. Vamos mostra aqui como é porque as mídias online vieram apenas para complementar as mídias offline.

As pessoas estão sim cada vez mais conectadas, mas não por isso estão abandonando as suas televisões e jornais. Uma recente pesquisa mostrou que 50% das pessoas usam notebook enquanto assistem televisão. O papel das empresas agora é saber usar de forma inteligente e integrada à comunicação tanto no offline como no online. Sim, há casos e casos, as vezes optar por uma destas vertentes é necessário para empresas que trabalham em alguns ramos.

CrossMedia Storytelling é um conceito muito bom que tem se encaixado muito bem nesta época onde se fala tanto em convergência das mídias, pois ele se baseia na idéia central de contar uma história, técnica publicitária bem conhecida, mas nesta versão a história é contada através de diferentes mídias, atingindo assim diferentes públicos e ao mesmo tempo engajando seus consumidores a conhecerem o resto da história.

Cross media é atingir o público de várias formas.

Já falamos em um outro post sobre como o Twitter está interagindo com os diferentes programas de televisão. Isto é convergência, é aproveitar o longo alcance da televisão e usar isto para centralizar os telespectadores através de uma mídia mais interativa onde é possível obter feedback e no outro dia fazer uma matéria com mais informações no blog para que na outra semana saia uma matéria na revista.

A próxima vez que você for pensar a respeito de uma campanha para um cliente, lembre-se que o mais importante sempre é a campanha e em segundo lugar a mídia. Depois de escolher as mídias, considere usar este “crossmedia” e analisar a necessidade e viabilidade de cada meio escolhido.

PUBLICADO POR

Dennis Altermann

Fundador-Editor aqui no blog Midiatismo, trabalhando com marketing digital na DuPont Pioneer do Brasil. Entusiasta e estudioso nas áreas de comunicação, cultura, comportamento e tecnologias digitais.

Novidades e atualizações, direto em seu e-mail