O dinheiro e a forma como compramos está evoluindo. #cpbr7

palestra-paypal-cpbr7

John falando sobre o card.io

O dinheiro está mudando, e não falo apenas da chegada da Bitcoin. A tecnologia está trazendo formas mais seguras de realizarmos transações, uma evolução direta dos cartões de crédito.

John Lunn, é atualmente o Diretor Global de Desenvolvimento do PayPal, e veio até a Campus Party Brasil para falar um pouco sobre como o dinheiro e o processo de compra estão mudando e onde exatamente o Paypal fica nestas mudanças.

As novas tecnologias, além de mais segurança, trazem também mais comodidade e novos comportamentos de consumo. Não se trata apenas de confiar mais em pagamentos online, mas também de pagar sem precisar tirar a carteira do bolso; comprar sem nem mesmo precisar andar com dinheiro ou mesmo com sua carteira.

Estas novas funcionalidades do dinheiro, a partir do momento que trouxeram mais segurança e comodidade, estão alterando alguns comportamentos de consumo, ou seja, estão abrindo caminhos para uma nova forma de se fazer compras. Entre as novidades, uma que talvez seja preocupante para empresas focadas em varejo é que as pessoas passam a ficar menos tempo dentro do mercado – e se ficam menos tempo, diminuem as compras por impulso.

Ainda mais preocupante para alguns mercados talvez sejam as impressoras 3D, que segundo John podem modificar completamente a forma como consumimos alguns produtos. Já há impressoras 3D de chocolate, impressoras de ferramentas de ferro, impressoras de brinquedos de plástico, enfim, uma infinidade de utilidades para uma impressora 3D. Mas se você pode produzir uma ferramenta em casa, porque comprar na loja? Será que essas empresas que produzem o produto final terão que começar a produzir apenas a matéria prima e vender pela internet as instruções para a sua máquina fazer a ferramenta dele? O futuro é incerto.

Neste futuro quase caótico, o Paypal quer se posicionar como uma carteira virtual, que você pode acessar de qualquer lugar e com isso, não fica mais dependente da sua carteira ou do dinheiro em papel que há dentro dela. Prepare-se para fazer pagamentos com o mínimo de atrito possível, como o exemplo do Paypal Checkin (já falamos dele aqui), que estava em demonstração aqui na Campus Party Brasil, como você pode ver abaixo:

paypal-exemplo-pagamento-checkin

[youtube https://www.youtube.com/watch?v=2QU9oL6hwxQ /]

PUBLICADO POR

Dennis Altermann

Fundador-Editor aqui no blog Midiatismo, trabalhando com marketing digital na DuPont Pioneer do Brasil. Entusiasta e estudioso nas áreas de comunicação, cultura, comportamento e tecnologias digitais.

Novidades e atualizações, direto em seu e-mail