Não seja o bobo, pense e/ou pesquise antes de compartilhar.

Quem costuma navegar bastante pelo Facebook com certeza já se deparou com diversas publicações sobre grandes eventos que PRECISAM ser compartilhados pois são de interesse público e devem ser mostrados a todos. Podem ser pessoas pedindo ajuda a um animal desaparecido, doação de R$0,01 para cada mensagem compartilhada ou a descoberta da fraude da Mega Sena.

A internet realmente está mudando a forma como a informação circula e chega até as pessoas, de fato, graças a esta ferramenta temos acesso a muitas informações que provavelmente em outros meios de comunicação (como TV, Rádio e Impressos) nunca veríamos – pelo menos não da mesma forma. Mas não é por isto que você deve acreditar em tudo o que aparece no seu Facebook.

O caso mais recente de grande repercussão foi sobre a possível fraude da Mega Sena. De acordo com a imagem e texto compartilhados, uma pessoa havia comentando em uma comunidade do Orkut que o vencedor da Mega da Virada seria de Aparecida de Goiânia, o que de fato ocorreu. Um dos 3 ganhadores realmente é de Aparecida de Goiânia.

mega_sena_fraude-e1357242495716

Não vou gastar o seu tempo explicando as razões pela qual essa informação parecia improvável, caso você queira saber, acesse a matéria do e-Farsas sobre o ocorrido e entenda melhor a situação clicando aqui.

Outro caso recente que me lembro, era de uma pessoa reclamando que teve que prestar esclarecimentos a polícia porque a foto de seus cachorros estava circulando no Facebook acusando-a de mal trato aos animais. No final, não haviam mal tratos e tudo não passou de uma mal entendido.

Todos sabemos que não podemos acreditar em tudo que vemos por ai, mas tem gente que parece esquecer disto com uma frequência alta. Quando você ver uma informação semelhante, pare e pense. É realmente plausível? Aquilo realmente pode acontecer? Se a dúvida ficou ainda, não custa pesquisar no bom e velho Google, alguma informação interessante pode sempre aparecer.

Aproveitando o tema gostaria de deixar uma indicação ao blog e-Farsas que frenquentemente esta desvendando os mistérios que aparecem através de emails e redes sociais. Você inclusive pode enviar um email para lá sobre assuntos que você acha que possam ser interessantes de serem investigados, basta acessar a página de contato do e-Farsas.

PUBLICADO POR

Dennis Altermann

Fundador-Editor aqui no blog Midiatismo, trabalhando com marketing digital na DuPont Pioneer do Brasil. Entusiasta e estudioso nas áreas de comunicação, cultura, comportamento e tecnologias digitais.

Novidades e atualizações, direto em seu e-mail