Marketing Viral não. Marketing com Potencial de Viralização.

Desde o ~advento da internet~ uma das ações de marketing mais mistificadas foi com certeza a de marketing viral. A primeira vista, esta parece o tipo de ação perfeita, barata e eficaz. Mas as pessoas esquecem que para cada um que funcionou, vários outros falharam.

Outro fator é que hoje em dia não se acredita que seja possível fazer um “vídeo viral”, segundo eles, depende mais da sorte do que da competência de quem produz a campanha. Não posso tirar a razão deles, porque também não acredito em vídeo viral ou marketing viral, mas sim em um “marketing com potencial de viralização“.

Apesar do nome é bem simples de entender. As ações de marketing viral, que pode ser um vídeo, uma campanha em redes sociais ou mesmo algo produzido para o “mundo offline”, deixam uma boa parcela do sucesso da ação na mão do terceiros. Não depende apenas do empenho de quem fez o pedido do trabalho – que seria o 1º – ou da agência/empresa que produziu/planejou – que seria o 2º -, depende muito mais do público que vai receber a mensagem.

Em qualquer ação, seja viral ou não, quanto mais você deixar o sucesso “nas mãos do público”, maior será o risco de fracasso da sua campanha. Em qualquer área do marketing, quanto mais controle (e preparo) você mantiver sobre as suas ações, maior será a chance de que ela atinja os seus objetivos.

Por isso, apesar de que muitos podem discordar de mim, eu acredito que não há nenhuma forma de produzir algo que seja viral, porque por melhor que seja o seu trabalho, uma boa parte da responsabilidade está nas mãos de outros. Mas nada impede de você se preparar ao máximo, prevendo os eventuais caminhos que essa campanha pode seguir. Portanto você não vai criar “algo viral”, você produzir algo com um “grande potencial viral”. Entende a diferença?

Então na próxima vez que você ouvir de seu cliente “Eu quero fazer um viral”, ao invés de rir dele, explique que não existem virais, mas campanhas potencialmente virais. E caso quem queira investir em viral seja você, fique atento a todos os resultados que a sua campanha possa ter, esteja preparado para tudo e sempre um passo a frente. E claro, não se esqueça que a grande maioria dos virais não atinge os seus objetivos.

PUBLICADO POR

Dennis Altermann

Fundador-Editor aqui no blog Midiatismo, trabalhando com marketing digital na DuPont Pioneer do Brasil. Entusiasta e estudioso nas áreas de comunicação, cultura, comportamento e tecnologias digitais.

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