Google Insights. Por que apenas saber se você pode prever?

Muita gente tenta, mas acho que ninguém consegue ver o futuro. Mas que tal prever ele? Com Google Insights isso é (em parte) possível. O serviço do Google é mais um daqueles que muita gente conhece, mas ainda não é todo mundo – infelizmente.

O serviço, que pode ser acessado através do www.google.com/insights/search/, consiste em mostrar um gráficos e diversas outras informações em relação a termos que você pode comparar e analisar. Você pode comparar até 5 tópicos ao mesmo tempo e desta forma saber em quais períodos estes termos são mais pesquisados.

A sua pesquisa pode consistir em termos, tópicos e pesquisas, segmentados nas seguintes configurações:

  • Pesquisa no Google Search, Google Images, News Search e Product Search;
  • Pode ser definido território por país. Todo Mundo ou um país específico;
  • E também por período. Desde 2004 até presente. últimos dias ou período específico;
  • Há também diversos categorias para dividir a pesquisa;
Aqui um exemplo comparando “Simpsons“, “Family Guy” e “Futurama“. Como podem ver, Simpsons já teve um número maior de pesquisas, mas nos últimos tempos o Family Guy vem chegando perto dos Simpsons e a previsão é de que passe ainda no próximo ano. Como eu sei? É só ver o gráfico abaixo e analisar a área onde está escrito “Previsão“.

PUBLICADO POR

Dennis Altermann

Fundador-Editor aqui no blog Midiatismo, trabalhando com marketing digital na DuPont Pioneer do Brasil. Entusiasta e estudioso nas áreas de comunicação, cultura, comportamento e tecnologias digitais.

Novidades e atualizações, direto em seu e-mail